
O vice-presidente do PT em Sento-Sé (BA) encaminhou artigo ao Blog Ramos Filho, no qual diz acreditar que a oposição será vitoriosa neste ano, naquele município e explica as razões pelas quais acredita nisso:
“Começo de campanha com pontos típicos para prognóstico eleitoral em Sento-Sé!”
“Sento-Sé, para quem conhece a natureza eleitoral, está possível de se fazer previsão eleitoral, e, com a ampliação do envolvimento da sociedade no processo de campanha, as opiniões rolam por todos os cantos, e com a seriedade e simplicidade que a população interiorana, ainda preserva.
A rearrumação dos partidos políticos sob o comando dos dois maiores líderes, Ednaldo do PSDB com o sobrinho Uendel Barros como candidato a prefeito pelo seu partido, e, Juvenilson do PT com a sua esposa Ana Passos pelo PSD – ambos já mediram força em ruas da sede em suas Convenções dias 30 e 31 de julho, e na primeira caminhada na sexta-feira 19 de agosto.
O principal balizador eleitoral da sociedade é a quantidade de pessoas de expressão política, institucional, financeira, social e comunitária, que revelam apoio à determinada candidatura, ou aos líderes políticos, supracitados. Nesse aspecto a candidata esposa do ex-prefeito Juvenilson está com maior cotação: As expressões de sentimento popular estão em maioria do seu lado – tem pessoas que confessam serem seus adversários, mas, reconhece como ela está bem na campanha, e, no pronunciamento em palanque no final da referida caminha, após abrir o período da campanha oficial, afirmou que: “o dinheiro deles pode até diminuir a surra, mas, não evitará a nossa vitória”; já do lado do prefeito Ednaldo Barros, seus aliados, em parte confessam q ue, o não, dado aos três nomes (…) trabalhados nos quase oito anos das suas duas ultimas gestões, criou maiores dificuldades para a sua candidatura – é grande o numero de pessoas conhecidas (…) que saíram do grupo de Ednaldo para apoiar Juvenilson – ainda tem o seu vice Manoel da Paixão que rompeu, levou secretários municipais, criou um “nono grupo” e mantem firme a sua candidatura a prefeito, na chamada “terceira via”.
Posso verdadeira mente afirmar que contra Ednaldo ainda tem: os efeitos negativos de uma gestão que derrubou e acabou com alguns programas e serviços sociais. Por fim ainda fez os servidores municipais irem para a praça protestar contra salários atrasados; Mesmo estando no poder local o prefeito parece não ter recurso para “fazer o que fez” na campanha de 2012; por ultimo, observo que outros fatores da conjuntura (…) não estão mais voltados para a sua estratégica política eleitoral, tão conhecida e comentada.
Concordo com a avaliação de que, infelizmente, grande parte dos vereadores de mandato, serão reeleitos por dois “simples motivos”: a “brutalidade do sistema” que depravou em excesso a relação entre candidato e eleitor e intimidou o surgimento de mais candidatos, salve-se as poucas exceções, e, os dez vereadores que passaram e/ou estão ligados ao Poder Executivo, tiveram “mais facilidade” de manter um eleitorado que aprendeu a ser cliente na política.
Mesmo como dirigente partidário eu prometo acompanhar o desenrolar dessa situação, e, escreverei no sábado que antecede a eleição, inclusive com palpite sobre os supostos números das urnas.”
Laurenço Aguiar – Militante Político
Compartilhe isso:
- Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
