Belo Jardim (PE): Prefeito eleito fica impedido de tomar posse

joao-mendonca

O prefeito eleito de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, João Mendonça (PSB) teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral (TSE) e está impedido de tomar posse no dia 01 de janeiro de 2017.

João Mendonça, teve o registro indeferido no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A decisão da Corte estadual se deu pela rejeição das contas do político em 2001, quando ele era prefeito do município. “Ele recorreu e o processo dele só vai ser analisado pelo TSE no ano que vem, após a volta do recesso da Justiça. Logo, ele não vai poder ser diplomado nem tomar posse no dia 1°”, esclareceu o secretário judiciário substituto do TRE-PE, Marcos Valério Gomes.

Em Belo Jardim, o prefeito será o presidente da Câmara Municipal, que será escolhido entre os vereadores eleitos. Situação semelhante vivencia o município de Ipojuca, onde Romero Sales (PTB), também está impedido de assumir.

Outros 12 municípios pernambucanos aguardam decisão do TSE sobre as candidaturas de seus prefeitos eleitos. Os registros foram deferidos pela Justiça Eleitoral do estado, mas os processos foram parar na instância superior por meio de recurso impetrado pelos adversários ou pelo Ministério Público de Pernambuco. São eles Cabrobó, Água Preta, Cabo de Santo Agostinho, Carnaubeira da Penha, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Dormentes, Gravatá, Ipubi, Jataúba e Riacho das Almas.

Os prefeitos eleitos serão diplomados sub judice.

Deixe um comentário