Petrolina (PE): Secretário inaugura nova sede do IC e assegura reforma do IML

iml-petrolina
O secretário de Defesa Social, Angelo Gioia inaugurou, quarta-feira (28/12), a nova sede do Instituto de Criminalística (IC) de Petrolina.  A reforma da estrutura, a um custo de R$ 419 mil, atendeu às normas da Anvisa e garantirá a realização de perícias que antes só eram feitas no Recife, a exemplo de balística e informática forenses. A unidade, antes localizada na Avenida 07 de Setembro, em Ouro Preto, passará a funcionar em um prédio dentro da Área Integrada de Segurança (AIS 26), na Avenida Cardoso de Sá, no bairro de Vila Eduardo.

 Com a mudança de endereço, o IC de Petrolina ocupa uma área de 300 metros quadrados, 4 vezes maior que a área anterior, de 80 metros quadrados.  Na estrutura, há laboratórios de balística, físico-químico-biológico e de informática, sala de vestígios, direção, administração, recepção, copa/cozinha, alojamento feminino e masculino, plantão externo e digitação de laudos. A sede antiga, para se ter um comparativo, possuía apenas um alojamento, sala de direção e administrativo, além das salas de análise. O órgão contará com novos equipamentos, a exemplo de um espectrômetro de infravermelho, que ajuda a revelar a composição de amostras coletadas.
“Estamos fazendo um grande esforço para renovar o parque tecnológico das nossas polícias e oferecer melhores condições de trabalho para nossos profissionais. Motivado e com condições técnicas para exercer atividades especializadas, nosso efetivo devolverá esse investimento em forma de segurança e serviços essenciais à nossa população”, resume o secretário.
Um total de 14 peritos e auxiliares atuará na unidade, realizando perícias externas (crime contra a pessoa, crime contra o patrimônio, ocorrência de trânsito e outros) e perícias internas (balística, informática, análise de drogas, constatação de sangue, coleta e armazenamento de amostras para análise de DNA). Duas viaturas estarão a serviço do órgão. “É importante ressaltar que o fato de estarmos dentro da AIS 26, onde funciona diversos serviços das polícias Militar e Civil, facilita na integração e agilização dos procedimentos internos”, completa o gestor da unidade, o perito criminal Ivan Câmara de Andrade.
IML – Em sua visita a Petrolina, o secretário de Defesa Social também assina a ordem de serviço para o início da reforma do Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade, localizado na avenida 07 de Setembro, em Ouro Preto. A reforma, com prazo de 180 dias, terá um custo de R$ 1,5 milhão. Com a conclusão, o local contará com duas salas de necropsia, ampliação do setor de clínica médico legal (traumatologia e sexologia), espaço separado para atendimento de vítimas e suspeitos, alojamento masculino e feminino, laboratório biológico, sala de vídeo conferência, setor administrativo, direção e copa.
A reforma será possível devido ao deslocamento do IC para a AIS-26. No espaço deixado pelo Instituto de Criminalística, serão construídas as novas instalações do IML, que contará, no total, com uma área de quase 2 mil metros quadrados, onde atuarão 63 servidores,  entre médicos legistas, auxiliares de legista, auxiliares de sala e motoristas de carro fúnebre. Quatro viaturas auxiliam nos trabalhos do IML de Petrolina, que realiza perícias em vivos, a exemplo de traumatológicas e sexológicas, e em mortos (tanatológicas). O gestor do órgão é o médico legista Manoel Álvaro de Miranda Neto.
Secom PE

Deixe um comentário