
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está reforçando as ações para combater a disseminação de notícias falsas na internet. O objetivo é evitar que as chamadas fake news interfiram nas Eleições de outubro. Além da criação de uma Central de Denúncias formada por desembargadores e servidores e a veiculação de uma campanha publicitária para orientar os eleitores, funcionários do Tribunal estão participando ativamente de debates sobre o assunto.
Nesta quinta-feira (05/04), às 11h, o coordenador de infraestrutura do Tribunal, George Cavalcanti Maciel Filho, participou da 2º reunião da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Digitais, na Assembleia Legislativa. No encontro, o servidor o TRE-PE, especialistas da área de comunicação e do direito, deputados e representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) falaram dos esforços para combater as fake news e outras formas do mau uso da tecnologia.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco está preocupado com as fake news e, por isso, vem aprimorando seus canais de denúncia via telefone dispositivos móveis (aplicativo Pardal). O coordenador de infraestrutura, George Maciel explica como funciona as denúncias. “A ideia é que o eleitor contribua nesse processo como um fiscal de más práticas e, a partir dos dados levantados, possamos atuar em parceria com Ministério Público e Polícia Federal”.
O representantes do Ministério Público, o procurador José Oliveira Filho, falou sobre a criação de novas delegacias especializadas no combate ao crime cibernético em Pernambuco. Atualmente existe só uma unidade no Recife.
Por fim, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e pesquisador na área de mídia e política, Juliano Domingues, analisou como o uso de robôs podem interferir de maneira negativa na democracia. Já a representante da OAB-PE, Raquel Lima, compartilhou a experiência da instituição, que vem combatendo a crimes cibernéticos.
Ascom TRE-PE
