Sobradinho (BA): 5ª Conferência Municipal de Saúde teve como tema ” Saúde e Democracia”

Conferencia Saude Sobradinho.jpg

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na terça-feira (09/04), no Memorial da Chesf, a 5ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo representantes da gestão municipal, do Conselho Municipal de Saúde, comunidade e trabalhadores da área em um debate e encaminhamentos sobre o futuro da saúde em Sobradinho. Além dos debates e trabalhos em grupos, o evento também contou com apresentações culturais do grupo Viva Leve, do Grupo da Terceira idade e da cantora mirim Beatriz Zarb.

Cerca de 300 pessoas participaram da Conferência, contribuindo com as discussões sobre o tema “Saúde e Democracia”. “Nossa expectativa era a de um público de aproximadamente de 150 pessoas, mas a participação popular nos surpreendeu e a comunidade compareceu de forma efetiva, numa demonstração de que a população de Sobradinho realmente se envolveu com o evento. Tivemos um público bastante representativo tanto de usuários, quanto de servidores da área de saúde, que vieram dispostos a conversar sobre as soluções para melhorar a saúde do município,” destacou a Secretaria de Saúde Maysa Sanjuan.

 

O evento permitiu que os participantes debatessem sobre a situação do Sistema Único de Saúde, através dos três eixos norteadores: Saúde como Direito; Consolidação do SUS e Financiamento do SUS. “As conferências de saúde são garantidas pela lei federal 8142-90 e asseguram a participação popular nas tomadas de decisões. Nós vimos aqui em Sobradinho que a população deseja participar e fazer propostas consistentes para o nosso sistema de saúde. A população deve participar das discussões em relação à consolidação do SUS que teve avanços significativos nos últimos anos, mas que enfrenta agora graves ameaças. Nós temos que fortalecer o debate para evitar que o SUS seja descontinuado, sobretudo devido ao sub-financiamento pelo governo federal”, disse Joselma Alves, representante do COSEMS, Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, na região norte da Bahia.

 

De acordo com a gestora da saúde em Sobradinho, o subfinanciamento do SUS é uma dificuldade enfrentada por todas as cidades do país. Desde 2016 com a aprovação do projeto de Emenda Constitucional que congelou os investimentos em saúde até 2036, a co-participação do Governo Federal quanto às despesas em saúde se tornou insuficiente para a manutenção do sistema.

 

“A situação de Sobradinho não é diferente das outras cidades que sofrem com o sub-financiamento federal do SUS, porém a gestão do prefeito Luiz Vicente se esforça para garantir o direito ao acesso à saúde pública de qualidade. E é devido ao esforço da gestão que conseguimos ampliar os serviços oferecidos no âmbito local e o atendimento em especialidades. Além, é claro, de termos conseguido inaugurar o Hospital Municipal Maria Auxiliadora Carvalho Torres, que foi uma grande conquista para o município”, concluiu Maysa Sanjuan.

 

O evento contou com as presenças do Prefeito Luiz Vicente Berti, do Vice-Prefeito Paulo Lima, secretários de governo, vereadores Jarques Canturil e Olivar e do Comandante da Companhia Independente da PM em Sobradinho, Major Perdiz. “Estou muito satisfeito com a expressiva participação popular nesta Conferência. Este é um momento especial e produtivo, que tem como objetivo otimizar ainda mais a prestação do serviço à população de Sobradinho. Discutimos amplamente o tema “Saúde e Democracia”, com vistas na defesa e fortalecimento do SUS. O envolvimento da sociedade foi destaque no evento, uma prova de que Saúde se faz com transparência e participação popular. De parabéns a equipe da Secretaria de Saúde, que realizou um grande evento, acolhendo os participantes com muito carinho e cuidado”, finalizou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

 

Como resultado da Conferência, foi elaborado e aprovado pelos delegados das entidades participantes, um documento contendo 20 propostas para fortalecimento do SUS. O documento será apresentado pelos representantes do município, durante a Conferência Estadual, que acontecerá no dia 15 de junho em Salvador.

 

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s