Sobradinho (BA): Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a gripe

Vacina gripe

A Secretaria de Saúde de Sobradinho iniciou na quarta-feira (10/04), a vacinação para o primeiro grupo alvo da Campanha Nacional contra a gripe. Durante as duas primeiras semanas crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes e mulheres que tiveram seus partos realizados nos últimos 45 dias, devem comparecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para receberem a dose anual de imunização contra o vírus da influenza.

A população deve se dirigir as UBS’s, com o documento de identidade, cartão do SUS e carteira de vacinação. No caso especifico das mulheres puérperas, será preciso apresentar um documento que comprove que elas tiveram seus filhos nos últimos 45 dias. “As pessoas que perderam seus cartões de vacinação não devem deixar de comparecer as UBS’s para tomarem a vacina, pois no caso da falta deste documento, um novo pode ser feito. Entretanto, se a pessoa tem o cartão, pedimos que tragam para que possamos registrar a vacina, pois o registro é de suma importância” afirma a enfermeira e coordenadora do núcleo de epidemiologias, Clarissa Garcia.

 

Os demais grupos alvos da vacinação compostos por idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da área de saúde, professores de escolas públicas e privadas, população indígena e portadores de doenças crônicas como asma, diabete e entre outras, devem comparecer as UBS’s a partir do dia 22 de abril para receber a dose da vacina.

 

Cada um dos grupos alvos deve levar um documento que comprove sua adequação ao grupo, por exemplo, professores devem levar o contra-cheque ou uma declaração da escola. “Pedimos a população que junto a documentação obrigatória em toda campanha de vacinação, nos tragam também uma xerox da carteira de vacinas, pois precisamos alimentar o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), com os dados atualizados de cada cidadão”, concluiu Clarissa Gracia.

 

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar mais de 6 mil pessoas. A população tem até o dia 31 de maio para se vacinar. “Convocamos as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários a comparecerem a vacinação, uma importante forma de prevenção. É importante não deixar para ultima hora, pois a saúde tem que ser prioridade. Ressalto que mesmo que a pessoa tenha tomado a vacina ano passado, deve retornar ao posto de saúde para receber a dose de 2019”, orientou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

 

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s