Campo Alegre de Lourdes (BA): Município recepciona o presidente da República

Bolsonaro CAL

Campo Alegre de Lourdes recebeu na manhã desta quinta-feira (30/07) o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que esteve no município para participar de uma cerimônia alusiva ao acionamento do Sistema Integrado de Abastecimento de Água.
Bolsonaro chegou por volta das 10h em um helicóptero que pousou no Estádio Municipal Almir Ferreira Passos, o Mirão, e estava acompanhado por sua comitiva, incluindo o Ministro do Estado do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho.

Logo após seguiu para o local do evento, a Praça Dr. Marcelino Ribeiro, no centro da cidade, onde foi recebido pelo Prefeito Municipal Enilson Marcelo Rodrigues e a Primeira-Dama Mayonne Teixeira.

A mídia nacional e diversas autoridades, entre elas, deputados, prefeitos da região e vereadores marcaram presença. Os munícipes acompanharam com euforia a rápida passagem do Presidente e também histórica, uma vez que é a primeira visita de um líder do Executivo em Campo Alegre de Lourdes.

A cerimônia foi aberta com o pronunciamento do Ministro do Estado do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho, depois foi a vez do Presidente Jair Messias Bolsonaro se dirigir à população do município.

Em um breve discurso, o Presidente agradeceu a Deus pela vida e pelo mandato e disse que sempre buscou parcerias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

O Prefeito de Campo Alegre de Lourdes aproveitou a oportunidade para reivindicar algumas obras importantes ao Governo Federal, tais como a conclusão da BR-235 (no trecho Angico da estrada do Remanso até a sede do município) e um trecho da BR-020 (que liga a cidade ao estado do Piauí).

Em conjunto com os Prefeitos de Pilão Arcado, Avelino Lopes e Buritirama, Enilson também reivindicou 180 km da BR-020, rodovia de integração nacional, que liga a região nordeste ao sudeste.

“Com muito respeito recebemos a visita do primeiro Presidente da República no município. É uma honra vivenciar este momento. Me sinto ainda mais feliz por contribuir para a chegada dessa obra em Campo Alegre de Lourdes”, disse o Prefeito.

Ao término da cerimônia, houve uma certa frustração da população que aguardava o anúncio do Presidente sobre o cumprimento dos pedidos feitos pelo Prefeito e pelo povo, o que infelizmente não ocorreu.

A obra

Orçada no valor de R$105 milhões e com 153 quilômetros de extensão, a obra que é do Governo Federal, abastece com água potável a sede de Campo Alegre de Lourdes e outras 57 localidades da zona rural do município.

A captação do sistema é realizada por um flutuante instalado no lago de Sobradinho, em Pilão Arcado, por onde também passa a adutora. Os dois municípios somam 71 comunidades contempladas.

O Sistema Integrado de Abastecimento de Água é composto por 1 Estação de Tratamento de Água (ETA), 6 estações elevatórias, 2 de pressurização, 6 poços de sucção, 6 reservatórios elevados e outros 6 apoiados, 4 casas de cloração, além de mais de 8 mil ligações domiciliares.

A 1ª etapa começou a funcionar em pré-operação em 2019 e passou a levar água a 28 mil pessoas em Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado, ainda de forma intermitente. Segundo o Governo Federal, com a conclusão da 2ª etapa, mais 11 mil pessoas passam a ser atendidas. E o abastecimento passa a ser regular.

Ascom PMCAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s