Sobradinho (BA): Prefeitura implanta Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 no município

Centro Covid Sobradinho

sexta feira (31/07), o Prefeito Luiz Vicente Berti, acompanhado do Presidente do Poder Legislativo, Vereador Cleivynho e da Secretária de Saúde Maysa Sanjaun, realizaram a entrega oficial do Centro de Atendimento para o Enfrentamento da Covid-19.

O Centro vai realizar atendimentos para casos de síndrome gripal, causadas ou não pela Covid 19 e já está funcionando no prédio do Centro de Saúde, diariamente, no horário das 8h às 20 horas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o novo equipamento da rede obedece as orientações e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, através da portaria de nº1.445 de 29 de Maio de 2020, documento que destaca a necessidade da criação de centros para atendimento a pacientes que manifestam sintomas mais leves da doença.

“O estabelecimento do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 se baseia no dado de que cerca de 80% dos pacientes desenvolvem sintomas leves e moderados, e é a fim de atender e acolher esses casos que os centros vão se encaixar dentro da rede de Atenção Básica a Saúde do município. O proposito maior será a redução da circulação de pessoas com sintomas gripais nas outras Unidades Básicas de Saúde, uma vez que com essa redução de circulação poderemos permitir a normalização de todos os tipos de atendimentos essenciais das UBS” destaca a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.

Ainda de acordo com a Secretária, todas as pessoas que procurarem atendimento no Centro de Enfrentamento a Covid 19 serão avaliadas por uma equipe de saúde, e mediante a conduta médica serão encaminhadas para a UBS de referência do paciente. Caberá a equipe da UBS o monitoramento do paciente.

“Todas as pessoas do município que apresentarem sintomas gripas devem se dirigir ao centro, lá elas serão acolhidas e terão seus casos avaliados mediante as classificações de risco. Também será de responsabilidade do Centro a estabilização dos pacientes e o encaminhamento adequado dos casos moderados, graves e com mais risco de agravamento”, esclareceu Maysa.

As instalações do centro são compostas de consultórios médico e de enfermagem, sala para testagem rápida, uma sala

de observação e medicação, banheiros com acessibilidade, sala de desparamentarão e uma sala de coordenação.

“A criação deste centro, é mais uma medida adotada pela gestão municipal de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, garantindo assim uma assistência especializada a nossa população. Durante todo este período, trabalhamos em diversas frentes, seja na adoção de medidas restritivas, como o Toque de Recolher, suspensão de atividades não essenciais e agora com a reabertura do comércio, com a fiscalização das medidas sanitárias, e também estruturamos a rede para atender a demanda de casos de síndrome gripal e covid 19. Estruturamos as UBS, implantamos uma ala para pacientes com complicações da doença no Hospital Municipal, investimos em treinamento e EPIs para os profissionais de saúde, na realização de testes e com a criação deste Centro vamos sistematizar ainda mais o atendimento aos pacientes de Sobradinho, que porventura venham contrair a infecção ou outras síndromes gripais”, finalizou o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s