Juazeiro (BA): ONG Abelha Viva orienta sobre o resgate de enxames

A Organização Não Governamental (ONG) Abelha Viva atua no Vale do São Francisco no resgate e preservação de enxames e colmeias. De acordo com Licia Regina, integrante da ONG, a Abelha Viva atua em parceria com o Corpo de Bombeiros de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no sentido de capturar as abelhas e levá-las para local seguro.

Nos últimos dias, o aparecimento de enxames de abelhas tem deixado a população preocupada em nossa região. Nesta semana, abelhas atacaram pessoas nas proximidades do Cemitério Campo das Flores, no Centro de Petrolina, deixando um saldo de um idoso de 71 anos morto e 7 feridos. Outros enxames também foram localizados nas proximidades da FACAPE, na Cidade Universitária e nos bairros Cohab Massangano, Areia Branca e Loteamento Recife.

Em Juazeiro, na manhã desta quarta-feira (16/09), um enxame se alojou nas paredes da agência do Banco Itaú, na área central da cidade, causando pânico nas pessoas. Segundo Licia, nesta época do ano costuma ocorrer o chamado enxameamento, quando as colmeias se dividem em busca de novos abrigos, água e alimentos para sua sobrevivência.

Conforme o relato da especialista, devido à seca, desmatamento, queimadas na caatinga e o uso de agrotóxicos nas lavouras, as aabelhas estão migrando mais para as cidades, o que demonstra um desequilibrio ambiental. Por outro lado, estes insetos precisam ser preservados, pois são fundamentais à preservação da vida no planeta, além de produzir mel, própolis e outros produtos importantes.

A representante da ONG Abelha Viva orienta às pessoas, que no caso de localizarem enxames, entrem em contato com a entidade, através do telefone (74)98807-8757, que uma equipe irá fazer o resgate da colmeia. As pessoas também podem acionar o Corpo de Bombeiros 193 ou CCZ em Petrolina: (87)3867-4774, que atuam em parceria com a ONG.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s