
Na noite da última sexta-feira (23/05), durante solenidade no espaço da quadra do Colégio Municipal 24 de fevereiro, a Prefeitura de Sobradinho realizou o lançamento do Programa Brasil Alfabetizado no município. Na ocasião também foi oficializada a adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, o Pacto EJA.
O evento contou com as presenças da Secretária de Educação Ducilene Kestering e do Vereador Olivar, além dos representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserb), da APLB Sobradinho e de estudantes, professores e gestores educacionais do município.
“Esse é um momento muito significativo em respeito à cidadania do povo de Sobradinho, parabenizo a todos os vencedores que concluíram a alfabetização. Garantir o direito ao acesso à educação para aqueles que desejam, inclusive os jovens, adultos e idosos que não concluíram a sua escolarização e que talvez estejam fora da escola há muitos anos é uma causa abraçada pela gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio e do vice-prefeito Jarques Canturil que, em apoio a pacto, autorizaram a liberação mais cedo do horário de trabalho para os funcionários não alfabetizados da SIESP, para que eles possam assistir as aulas com nossos educadores sociais. Muito mais que os ensinar a descortinar o mundo da leitura e da escrita, nossa missão é dar a eles autonomia e autoridade através da leitura do mundo. É emponderá-los e ajudá-los a reconstruir suas histórias através da alfabetização”, disse Ducilene Kestering.
Programa Brasil Alfabetizado
Segundo o Ministério da Educação, o Programa Brasil Alfabetizado representa uma política pública estratégica voltada para a elevação da escolaridade da população e para ampliação das matrículas na Educação de Jovens e Adultos.
Em Sobradinho, o programa oferece suporte efetivo ao processo de alfabetização, através do trabalho de 12 educadores sociais, que atuarão tanto na sede, quanto nas comunidades rurais de Correnteza, Sangradouro e Algodões. O objetivo é alfabetizar nos próximos 12 meses as mais de 50 pessoas já matriculadas no curso de alfabetização.
Ainda na ocasião do lançamento, também foram entregues os diplomas de conclusão de alfabetização dos formandos da turma de 2024.
Ascom PMS
