
A secretária municipalo de Educação em Juazeiro (BA) emtiu uma nota lamentando a morte nesta quarta-feira (04/06), da arqueólogo Niéde Guidon, 92 anos, pesquisadora de origem francesa, radicada no Brasil, que teve uma enorme contribuição na criação do Parque Nacionjal Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (PI).
Eis o conteúdo da nota:
A partida de uma grande cientista da história brasileira
“Na madrugada desta quarta-feira (04/06) recebemos a triste notícia da partida da nossa querida Niéde Guidon, uma gigante da ciência brasileira e parceira da Univasf, no campus de São Raimundo Nonato.
Como professora da Universidade, tive a oportunidade de conhecer e admirar o seu trabalho de perto. Arqueóloga brilhante, Niéde desafiou paradigmas, revelou novos caminhos para compreender o povoamento das Américas e fez do sertão do Piauí um dos maiores patrimônios arqueológicos do planeta. Ela apresentou a Serra da Capivara ao mundo e marcou a nossa história como uma guardiã incansável de um Brasil ancestral.
Aqui nos despedimos, guardando o exemplo de cientista e educadora que ela foi em seus 92 anos. Niéde será sempre inspiração de coragem, paixão e sabedoria.”
Maéve Melo – Secretária de Educação de Juazeiro
Foto: Reprodução – Fronteiras no Tempo
