
O deputado estadual Zó do Sertão lamenta com profundo pesar o falecimento do senhor Pedro de Castro, ocorrido na tarde desta segunda-feira (04/08), num hospital em Petrolina, aos 91 anos, carinhosamente conhecido como Pedro Biloto, artista juazeirense e militante cultural que animou carnavais e outras festejos populares.
Nasceu em Juazeiro, onde teve seis filhos com Dona Ana de Castro, já falecida. Funcionário público do Estado de Pernambuco, trabalhou na COMPESA, onde se aposentou. Mesmo não pertencendo à corporação, foi convidado pelo maestro Sargento Bispo a integrar a banda do antigo 3⁰ Batalhão de Polícia Militar, ficando responsável pelo trombone, instrumento que dominava.
Pedro Biloto também animou vários carnavais em Juazeiro, tanto nas ruas quanto nos clubes, como Apolo e 28 de Setembro . Foi um dos fundadores do clube do bairro Pedra do Lord, fazendo do baile uma tradição em Juazeiro. Também acompanhou diversos artistas que vinham se apresentar na cidade e tocavam com músicos locais.
No futebol, comandava a charanga do Estádio Adauto Moraes, animando a torcida e o jogo.
Para o deputado Zó, mais um personagem da cultura e de Juazeiro que se vai, mas deixa um legado. “ Seu Pedro Biloto formou muitos artistas, outros instrumentistas. Está na memória de muitos juazeirenses. Quem tem mais de 40, com certeza foi a um baile de Carnaval ou ao Estádio e a banda era comandada por seu Pedrinho. Eu quero enviar à família os meus sinceros sentimentos, bem como a todos e todas juazeirenses. Siga em paz”, lamentou o deputado Zó do Sertão, que vai apresentar nesta terça-feira, 5, uma Moção de Pesar à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia.
Ascom Deputado Estadual Zó
