Juazeiro (BA): Anderson da Iluminação assume mandato de vereador em lugar de Renan Fonseca

O vereador Renan Fonseca (DC), que se autointitula como o primeiro vereador autista do nordeste, teve o mandato cassado nesta terça-feira (19/08), após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O político atuava na cidade de  Juazeiro, norte da Bahia, e foi cassado após o órgão constatar que o partido Democracia Cristã  fraudou a cota de gênero nas Eleições de 2024.

Segundo o TRE-BA, o partido Democracia Cristã (DC) fraudou as candidaturas de Marinalva dos Santos de Jesus e Jocileide Generosa da Conceição, cuja participação nas eleições aconteceu mediante as regras das cotas de gênero. O órgão constatou que as candidatas não prestaram contas sobre a campanha, tiveram uma votação inexpressiva e atos de campanha inexpressivos.

O Cartório Eleitoral de Juazeiro (48ª Zona Eleitoral) realizou um reprocessamento dos votos da eleição ainda nesta terça. O órgão constatou que Renan Fonseca não atingiu o número de votos necessários para permanecer no cargo, por isso foi cassado. A recontagem foi acompanhada pelas partes interessadas.

O vereador do partido União Brasil, Anderson Alves da Cruz, conhecido como Anderson da Iluminação, tomou posse nesta quarta-feira (20/08) e assumiu o lugar de Renan na Câmara de Vereadores de Juazeiro.

Pela manhã, Renan Fonseca desmentiu a decisão do TRE-BA nas redes sociais e chegou a participar da sessão ordinária desta terça. Porém, por volta das 18h, o político emitiu uma nota lamentando a cassação do mandato.

Fonte: G1 Bahia

Deixe um comentário