
Em ocasião da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a APAE Sobradinho, em parceria com a prefeitura, através das Secretarias de Educação (SME), de Assistência Social (SEADS) e Saúde (SME), realizou nessa terça-feira (26/08), na Câmara de Vereadores, uma série de palestras e apresentações abordando o lema: “Deficiência não define, oportunidades transformam, inclua nossa voz”.
Com o objetivo de garantir os direitos da pessoa com deficiência, foram ministradas palestras com a Juíza de Direito da Comarca de Sobradinho, Luciana Cavalcante, com o procurador jurídico da APAE Sobradinho, Patrick de Carvalho, e com a assistente social do CRAS, Andréa Rodrigues. O evento contou ainda com as participações de representantes de entidades sociais e conselhos municipais, do poder legislativo e executivo, da Polícia Militar, estudantes das escolas públicas municipais e membros da sociedade civil.
Os palestrantes abordaram temas como: o direito aos Auxílios Beneficiários BPC/LOAS e o Passe livre, a importância da inclusão da pessoa com deficiência nos espaços sociais e a forma como as oportunidades podem transformar vidas e famílias.
“A semana, além de proporcionar um momento reflexivo e informativo, é uma oportunidade para celebrar as conquistas alcançadas e acima de tudo reconhecer nossa luta por políticas públicas efetivas e os desafios que precisam ser enfrentados. O que nós, que abraçamos a causa da pessoa com deficiência buscamos, é respeito e dignidade, pois essa não é apenas uma data no calendário, é um chamado a ação para os poderes públicos e para toda comunidade. Nós queremos que todos tenham a chance de brilhar independentemente de suas limitações”, destacou a diretora da APAE Sobradinho, Alexandra Alves de Lima.
Além das palestras, a APAE promoveu uma mobilização em praça pública na última segunda-feira (25/08) com distribuição de panfletos, e na próxima quinta-feira (28/08), vai realizar uma exposição dos trabalhos e atividades desenvolvidos pelos estudantes PCDs da rede de educação. O objetivo é promover a arte e a cultura da inclusão.
Ascom PMS
