
No último sábado (13/09), a Secretaria de Educação de Sobradinho realizou o 1º Seminário Municipal Todos Pela Educação no auditório do Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhaes – CELEM. O evento foi dirigido as gestoras escolares e professores que atuam em turmas do 1º ao 5º ano na rede municipal de ensino.
A iniciativa faz parte da agenda do Programa Bahia Alfabetizada Criança, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que visa o fortalecimento da gestão pedagógica e de práticas de sala de aula.
A Secretaria Municipal de Educação objetivou nessa agenda, pactuar com o público alvo, o compromisso voltado para a alfabetização das crianças até o final do 2° ano e à recomposição das aprendizagens do 3° ao 5° ano do ensino fundamental, anos iniciais com foco na alfabetização.
O Seminário promoveu espaços de diálogos, reflexões e proposições sobre estratégias e metodologias para melhores práticas pedagógicas e estudos sobre o Decreto 094/2025.
“Não devemos reduzir a alfabetização ao domínio das primeiras letras, por isso em Sobradinho, investimos no fortalecimento das práticas de alfabetização, porque entendemos a importância e a necessidade da utilização da língua escrita nas diferentes situações do dia a dia. Com apoio do prefeito Cleivynho Sampaio, verdadeiro amigo da educação, pactuamos Compromisso Nacional com a Criança Alfabetizada. Saímos do seminário fortes para implementarmos melhor, ações que promovam o fazer pedagógico que efetive a garantia da alfabetização concomitante à formação continuada dos professores alfabetizadores da rede”, destacou a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.
A programação incluiu debates diversos com destaque para a palestra da professora da UNEB, convidada especial, Maria Iva Cavalcante que abordou em sua fala as aproximações e limites entre a alfabetização e o letramento.
Na pauta, houve a leitura das orientações e diretrizes para a política de alfabetização, à luz do Decreto, documento que estabelece ações em curto prazo para todo o Sistema Municipal de Ensino.
A programação estendeu-se até 16h, turno em que se otimizou estudo dos eixos, divididos em 4 grandes grupos que dialogaram sobre a Educação Infantil para o ensino fundamental; consolidação da alfabetização na idade certa com intencionalidade, equidade e compromisso; recomposição das aprendizagens e gestão da aprendizagem.
Participaram do Seminário, a articuladora regional de gestão do CNCA pela UNDIME-BA no Território Sertão do São Francisco, Geisa Gabrielle Santos, as articuladoras municipais de Casa Nova e Remanso e a presidente do CME, Joselita Almeida Campos Fonseca. Destacando a participação especial de Davi, aluno de 2° ano do Celem, que discursou no evento.
Ascom PMS
