Bahia: Prefeito Andrei se reúne com ministro em Brasília – “Juazeiro será a primeira cidade do Semiárido a sediar o Congresso Brasileiro de Agroecologia”

Em agenda em Brasília nesta terça-feira (07/10), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para tratar dos últimos preparativos do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que será realizado entre os dias 15 e 18 de outubro. Pela primeira vez, o evento — considerado o maior do país sobre o tema — sai das capitais e chega ao interior do Brasil. O destino escolhido foi Juazeiro, que se tornará a primeira cidade do Semiárido brasileiro a sediar o Congresso.

De acordo com o prefeito Andrei Gonçalves, a Prefeitura de Juazeiro é parceira na realização do evento, e marca um momento histórico para o município. “Ser a primeira cidade do Semiárido a sediar o Congresso Brasileiro de Agroecologia é um reconhecimento da força e da tradição de Juazeiro na agricultura sustentável e na convivência com o semiárido. Serão milhares de pessoas chegando à cidade para debater temas fundamentais para o presente e futuro. Nossa rede hoteleira já está lotada e o povo de Juazeiro está pronto para receber todos com muito carinho e alegria que vão participar do Congresso e conhecer a nossa região”, destacou o prefeito, que aproveitou para presentear o ministro com uma cesta de produtos da agricultura familiar do Vale do São Francisco.

O ministro Paulo Teixeira ressaltou a importância da escolha de Juazeiro para sediar o congresso e a parceria com o município. “Levar o CBA para o interior é um passo importante na valorização dos territórios que vivenciam, na prática, os desafios e as soluções da agroecologia. Juazeiro é um símbolo dessa convivência com o Semiárido e tem mostrado grande capacidade de articular políticas públicas sustentáveis”, afirmou o ministro.

O CBA 2025 deve reunir mais de 5 mil participantes, entre pesquisadores, agricultores, movimentos sociais, povos originários, quilombolas, juventudes e ministros de Estado. Com o tema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”, o evento promoverá plenárias, painéis e conferências que abordarão temas como crise climática, soberania alimentar, biodiversidade e produção sustentável, com destaque para as experiências exitosas do Semiárido.

As inscrições ainda estão abertas, e o congresso é voltado para estudantes, pesquisadores, agricultores, representantes de movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, gestores públicos e demais interessados nas pautas da agroecologia e da justiça socioambiental. Agricultores, representantes de comunidades, povos tradicionais e pessoas com deficiência podem se inscrever gratuitamente.

Com o evento, Juazeiro se torna protagonista e reforça sua posição como referência nacional em sustentabilidade, inovação rural e valorização dos saberes do campo.

Faça sua inscrição neste link: https://inscricoes.cbagroecologia.org.br/evento/2

Ascom PMJ

Deixe um comentário