
Na terça-feira (28/10), a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação e, em parceria com o IF Sertão de Pernambuco (IFSertãoPE), realizou o lançamento dos cursos de formação continuada para jovens e adultos do Programa Manuel Querino de qualificação social e profissional. O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, contando com a presença dos futuros estudantes, além de representantes municipais e do Instituto Federal.
Na solenidade, os estudantes selecionados receberem o kit do curso, composto pelo fardamento, ecobag, caderno e caneta e receberam orientações da coordenadora do programa, a professora Maria do Socorro Tavares, do diretor do IFSertãoPE, professor Vitor Prates e do articulador do programa em Sobradinho, Gilmar Nascimento.
“Para a permanência nesses cursos, faz-se necessário empenho e compromisso dos estudantes. Por isso, esperamos assiduidade e compromisso com as aulas. Preparamos estratégias para auxiliá-los a se dedicarem aos cursos de forma presencial e online. Os jovens e trabalhadores ingressos vão precisar frequentar 3 vezes por semana aos cursos, na Escola de Gestão Compartilhada Maria José de Lima Silveira e a assiduidade permitirá uma ajuda de custo para transporte, assim como a instituição garantirá merenda nos dias de curso presencial. Esse monitoramento da permanência deles, os conduzirá aos certificados de conclusão”, disse a professora Maria do Socorro.
Sobre a expectativa para início do curso, e a oportunidade de ter acesso a formação, os estudantes Liedson Lima e Victor Cardoso comentaram: “Esperamos que esse curso abra portas pra gente e que possamos aprender mais para que com ele possamos começar uma mudança na nossa vida ao começarmos a trabalhar na área”.
Os mais de 120 jovens sobradinhenses selecionados frequentarão os cursos com duração aproximada de 4 meses, nas modalidades presencial e online. Eles terão aulas presenciais no turno da noite, no prédio da Escola de Gestão Compartilhada. E segundo a secretária Ducilene Kestering, eles receberão por parte da SME todo o apoio estrutural.
“Com essa parceria comprovamos, mais uma vez, o compromisso da gestão com a educação. A partir do lançamento, fortalecemos a política de inclusão, através da parceria com o IFSertãoPE. Continuaremos a buscar o desenvolvimento para Sobradinho e oportunidades de crescimento para nossos jovens, pois as formações abrirão mais janelas e portas para o mercado de trabalho”, comentou a Secretária de Educação Ducilene Kestering.
Também estiveram presentes no evento de lançamento o vice-prefeito, Jarques Canturil, o secretário de planejamento, Alexandre Deles, os vereadores Caúl Senna, Judivan Ramalho e Geovan Santos, além da presidente do Conselho Municipal de Educação e demais entidades de direitos.
Programa Manoel Querino
O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional é uma iniciativa que visa oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) às comunidades, com o objetivo de desenvolver competências e habilidades voltadas para a produção cultural, design e outras áreas de produtividade. O foco principal está em atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e geração de oportunidades.
O nome do programa é em homenagem ao antropólogo e incentivador da educação. Um intelectual que fez a diferença e construiu uma história pautada na formação de jovens, sempre com o objetivo de impedir que eles se marginalizassem.
Ascom PMS
