Juazeiro (BA): Aciaj recebe visita técnica da Fundação Pedro Calmon para tratar de preservação de acervo histórico

A iniciativa é da Jornalista Mônia Ramos

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj Juazeiro) recebeu, nesta quarta-feira (05/11), a visita técnica de Igor Ferreira, coordenador do Centro de Memória da Bahia, vinculado à Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O encontro teve como objetivo discutir possibilidades de apoio técnico e institucional para a estruturação e preservação do acervo histórico da entidade.

A iniciativa é fruto dos contatos realizados pela jornalista e assessora de imprensa da Aciaj, Mônia Ramos, junto à Fundação Pedro Calmon. A entidade, com mais de 80 anos de atuação, possui um acervo valioso que inclui fotografias raras, documentos, cartas e obras de arte, materiais que retratam a trajetória da instituição e se confundem com a própria história de Juazeiro, um dos municípios de maior relevância no cenário econômico do Nordeste e do Brasil.

“Nosso anseio é a preservação, difusão e valorização da história da Aciaj, que se entrelaça com a história de Juazeiro. Queremos garantir que as gerações atuais e futuras tenham acesso a esse acervo público tão importante, que preserva a cultura e a identidade do nosso município”, destacou Mônia Ramos.

A visita do coordenador da Fundação Pedro Calmon representa um passo importante para que a Aciaj Juazeiro seja incluída no mapeamento de acervos privados de interesse público, dentro das ações do projeto Nossas Memórias, desenvolvido pela instituição baiana.

“O projeto é uma oportunidade de resgatar e preservar a história da Bahia. Agradecemos o convite da Aciaj Juazeiro e ficamos felizes em saber do interesse da entidade em proteger e valorizar sua memória e sua cultura”, afirmou Igor Ferreira.

Criada em 1986, a Fundação Pedro Calmon é vinculada ao Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA). Sua missão é promover a preservação da história, memória e identidade baiana, além de fomentar a leitura e a produção intelectual por meio de projetos e eventos culturais.

Mônia Ramos – Jornalista Ascom Aciaj Juazeiro – BA

Deixe um comentário