
O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, apresentou nesta terça-feira (23/12), durante coletiva de imprensa realizada no Rapport Hotel, um balanço do primeiro ano de sua gestão à frente do Executivo municipal. O encontro reuniu radialistas e jornalistas dos principais veículos de comunicação de Juazeiro e Petrolina, que puderam questionar o gestor sobre os desafios, avanços e investimentos realizados ao longo de 2025.
Durante a coletiva, o prefeito reafirmou o compromisso de seguir trabalhando com planejamento, transparência e responsabilidade fiscal. “Estamos apenas no primeiro ano da gestão. Organizamos as finanças, retomamos a capacidade de investimento e vamos continuar avançando para construir uma Juazeiro mais justa, estruturada e com oportunidades para todos. O que conseguimos realizar até a agora é resultado de trabalho conjunto, com diálogo permanente a parceria com Governo do Estado e o Governo Federal. Juazeiro voltou a ser respeitada, voltou a apresentar projetos, a buscar investimentos e a ser ouvida”, ressaltou.
Andrei destacou que o maior desafio enfrentado no início do mandato foi a falta de organização financeira herdada da gestão anterior. Segundo ele, o cenário encontrado comprometeu o planejamento e inviabilizou, inclusive, a realização do Carnaval em 2025. “Assumimos um município com graves dificuldades financeiras, o que exigiu responsabilidade, ajustes e decisões duras para reorganizar a casa e garantir que Juazeiro voltasse a ter capacidade de investimento”, afirmou.
Apesar das dificuldades iniciais, o prefeito ressaltou os avanços conquistados em áreas estratégicas como Educação, Saúde, Infraestrutura, Desenvolvimento Social, Limpeza Pública e Cultura. Um dos principais destaques foi a captação de mais de 110 milhões de reais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de drenagem e urbanização de riachos e canais. As intervenções, segundo o gestor, vão solucionar um problema histórico de alagamentos e melhorar significativamente a qualidade de vida da população.
Na área de Infraestrutura, o prefeito também enfatizou a ampliação das obras da Travessia Urbana (Complexo Viário), além da urbanização de vias e bairros, com pavimentação, requalificação de espaços urbanos e melhorias na mobilidade urbana, facilitando o deslocamento de veículos e pedestres em diferentes regiões da cidade.
A saúde pública foi apontada como uma das áreas mais desafiadora no primeiro ano de gestão. O prefeito destacou o fortalecimento da atenção básica, considerada a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde. O número de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde dobrou, alcançando 270 mil atendimentos realizados pelas equipes dos postos de saúde. Atualmente, 100% das salas de vacinação estão em funcionamento, garantindo cobertura vacinal, prevenção e mais segurança para a população. Outro avanço significativo foi o incremento de 70% no número de cadeiras odontológicas em funcionamento, ampliando o acesso à saúde bucal, com mais de 45 mil atendimentos realizados pelas equipes da área.
Na Educação, Andrei destacou a inserção de mais de duas mil novas crianças na rede municipal de ensino e o enfrentamento de um déficit histórico estimado em cerca de 11 mil estudantes fora da escola. As ações incluíram ampliação de vagas e reorganização da rede. Entre as obras, o gestor citou a reforma e ampliação do Colégio Paulo VI, garantindo melhores condições de ensino, conforto e segurança para alunos e profissionais, além da reforma e recuperação de unidades escolares em diversos bairros e a construção de 10 novas creches no município.
No campo social, ele citou a implantação do programa Juazeiro Sem Fome, a requalificação do Centro Pop, voltado ao atendimento da população em situação de rua, e na área de habitação, a retomada do programa Minha Casa Minha Vida, após quase 10 anos sem a construção de novas unidades habitacionais para a população de baixa renda em Juazeiro.
A Cultura também teve espaço de destaque no balanço apresentado. Os festivais Juá Literária e A Bossa foram citados como exemplos de eventos extremamente positivos, que reafirmaram a identidade cultural de Juazeiro e projetaram o município como referência na Bahia e no Brasil. Segundo o prefeito, as ações culturais têm fortalecido os valores da cidade, o pertencimento e o fortalecimento da economia.
Manu Lustosa – Ascom Prefeito de Juazeiro (BA)
Fotos: Guilherme Domingues
