Bahia: Prefeito Andrei participa da Jornada Pedagógica 2026 e reafirma compromisso com uma educação transformadora em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro deu início oficial ao ano letivo da rede municipal de ensino nesta terça-feira (03/02), com a realização da Jornada Pedagógica 2026. O evento aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI e reuniu centenas de profissionais da educação, lotando completamente a quadra poliesportiva da unidade.

Ao lado da primeira dama, Luciana Almeida e da secretária de Educação, Maéve Melo, o prefeito Andrei Gonçalves recepcionou gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, articuladores tecnológicos, auxiliares, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), auxiliares de sala, auxiliares administrativos e mães sociais, agradeceu e falou do papel fundamental de cada profissional para o fortalecimento da educação pública no município.

“A educação é prioridade absoluta da nossa gestão. Investir nos profissionais, valorizar cada servidor e garantir uma escola mais justa, inclusiva e acolhedora é o caminho para transformar Juazeiro. A Jornada Pedagógica mostra que estamos no rumo certo, construindo uma educação que respeita as diferenças e oferece oportunidades reais para todos”, destacou o prefeito.

Com o tema “Educação para a Equidade: aprendizagem de todos e de cada um”, a Jornada tem como objetivo preparar e motivar a rede para o início das aulas, que começam nesta quinta-feira (05/02), além de alinhar práticas pedagógicas voltadas para a inclusão, diversidade e justiça social.

Durante o evento, o prefeito e a secretária de Educação homenagearam escolas que desenvolveram experiências exitosas no projeto Escola Limpa, Cidade Limpa, além de profissionais que se destacaram no I Seminário de Boas Práticas Pedagógicas. Na ocasião, também foi lançado oficialmente o selo ‘Minha escola faz educação antirracista’, reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas educacionais voltadas para a equidade racial.

A programação contou ainda com a palestra da professora, escritora e vencedora do Prêmio Jabuti, Bárbara Carine, que abordou o tema Como ser um educador antirracista. Em sua fala, a palestrante destacou a importância de uma educação plural e representativa. “Conversamos sobre a educação para as relações étnico-raciais, a partir da positivação de todos os sujeitos. De como pensar uma escola mais pluriversal, mais plural, que rompa com a monocultura branca, europeia, socializando e democratizando a potência”, afirmou.

A secretária de Educação, Maéve Melo, ressaltou que o momento é de acolhimento, formação e alinhamento da rede. “Preparamos essa Jornada com muito cuidado para receber nossos profissionais, fortalecer o sentimento de pertencimento e garantir que todos estejam preparados para um novo ano letivo pautado na equidade, na qualidade da aprendizagem e no respeito à diversidade. Educação se faz com planejamento, formação e compromisso”, afirmou.

A gestora da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, Francisca, celebrou a realização do evento na unidade, que foi totalmente requalificada e ampliada no primeiro ano de gestão do prefeito Andrei. “É uma alegria imensa receber a Jornada Pedagógica em uma escola que foi transformada. Hoje temos uma estrutura moderna, ampliada e preparada para oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos. Esse investimento mostra o cuidado da gestão com a educação e com toda a comunidade escolar”, concluiu.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Tiano Felix, vereadores, do presidente da APLB, Gilmar Nery, do reitor da Univasf, Télio Leite, da diretora da Uneb, Andrea Santos, além de secretários municipais, reforçando a integração entre o poder público e as instituições em prol da educação de Juazeiro.

Manu Lustosa – Ascom Prefeito de Juazeiro (BA)

Fotos: Marcelo Barbosa

Deixe um comentário