Juazeiro (BA): Maternidade promove ações na Semana Mundial de Amamentação

Amamentação

Dentro da programação da Semana Mundial de Amamentação, nesta quarta-feira (1º/08) e quinta-feira (02/08), as mamães que estão no Hospital Materno Infantil de Juazeiro tiveram seus dias movimentados na ala da maternidade. As equipes de Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde e os técnicos da maternidade realizaram roda de conversa, tiraram dúvidas das puérperas sobre mitos e verdades relacionados à amamentação e, no final ainda receberam brindes da equipe.

A Semana envolve serviços e ações destinados às mamães e bebês e também relacionados aos profissionais do próprio serviço municipal. De acordo com a Superintendente de Gestão de Pessoas Lorena Pesqueira, o evento tem o objetivo de desmistificar muitas histórias sobre o processo de amamentação. “O aleitamento materno é o alicerce da vida, não podemos deixar se perder esse momento de imunização, acolhimento e alimento do bebê, uma vez que o leite materno é rico em anticorpos e que protege a criança”, explicou.

Na quarta-feira (1º), o acolhimento inicial aconteceu com as gestantes ainda na triagem com uma roda de conversa com profissionais da maternidade, tirando dúvidas das muitas mamães de primeira viagem a exemplo de Anne Cleide de Sousa Ferreira, de 26 anos. “Estou achando fantástico, pois pela primeira vez eu pude tirar todas as minhas dúvidas sobre amamentação. Tenho um grande desejo de pegar meu filho nos braços e oferecer o alimento a ele, mas ficava receosa quanto à amamentação porque muitas pessoas falam que dói, corta, fere, e as meninas explicaram tudo para que isso não acontecesse”, pontuou.

Nesta quinta-feira (02), foi hora das mamães já com seus filhos receberem a orientação e de maneira interativa responder alguns questionamentos verbais sobre o que é mito e o que é verdade sobre amamentação. Mãe de dois filhos Joamara Costa Azevedo, de Petrolina conta sua experiência com a amamentação. “Deixei de trabalhar quando a primeira filha nasceu para amamentá-la exclusivamente até os primeiros seis meses de vida, pois é o alimento rico em vitaminas e ferro que ela necessita. Com a esta não será diferente, só não poderei deixar trabalhar. Essa conversa foi boa e esclareceu muita coisa. Parabenizo a equipe da maternidade de Juazeiro pela ação”, pontuou.

Janaína Fonseca, enfermeira responsável pelo aleitamento materno fala da importância do conhecimento. “Em nossas palestras trabalhamos muito as questões dos mitos, independente de ser mãe de primeira ou segunda viagem. Elas sempre chegam com questionamentos e esse vínculo do profissional com a paciente é justamente para as dúvidas que as futuras mamães tenham, sejam sanadas. Hoje, foi o primeiro dia que reunimos todas, normalmente fazemos individualmente, mas foi gratificante porque tiramos as dúvidas de todas”, concluiu.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s