Petrolina (PE): Setembro Amarelo divulga ações de valorização à vida e prevenção ao suicídio

Catedral de Petrolina

O ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’ é celebrado nesta segunda-feira (10/09). Por isso, o mês foi escolhido para realização da campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Durante a campanha, a Secretaria de Saúde de Petrolina irá promover uma série de ações sobre o tema.

Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) irão promover rodas de conversa dentro de unidades de saúde do município, falando sobre a  valorização da vida com a participação de psicólogos, fisioterapeutas e profissionais da Atenção Básica, que irão ampliar os  debates sobre suicídio, que é considerado um problema de saúde pública. Nesta terça-feira (11), acontecerá a primeira ação no bairro Monsenhor Bernardino; no dia 18, a partir das 8h, será na Unidade de Saúde do Loteamento Recife; dia 19, às 8h, na Unidade de Saúde da Areia Branca, e no dia 20, também às 8h, será no Vivendas.

Eventos sobre valorização da vida também acontecerão nos Centros de Atenção Psicossociais de Petrolina. No CAPS Álcool e Drogas, a equipe irá promover grupos de discussão durante as atividades diárias, alertando sobre a necessidade de contar com o acolhimento e apoio das pessoas, sem julgamentos ou críticas. Já o CAPS Infanto-Juvenil durante todo o mês irá abordar o Setembro Amarelo em oficinas lúdicas, exibição de animações e rodas de conversa, com o objetivo de informar para a prevenção.

Setembro Amarelo

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília; mas já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.

O Setembro Amarelo é uma campanha que foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. O Centro de Valorização à Vida disponibiliza o site www.cvv.org.br para assistência.

Ascom PMP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s