Sobradinho (BA): Secretaria de Saúde realiza reunião com proprietários de farmácias

Sec Saude Sobradinho

A Secretaria de Saúde de Sobradinho realizou nesta segunda feira (26/11), uma reunião com todos os proprietários de farmácias do município, com o objetivo de informar sobre a necessidade da regularização de alguns estabelecimentos, em atendimento as normas legais. Na ocasião também foi ministrada uma palestra com a técnica de Vigilância Sanitária do Núcleo Regional Norte de Saúde, Célia Maria, sobre “Boas Práticas Farmacêuticas”.

Um dos assuntos abordados, foi a determinação legal da presença de farmacêuticos nos estabelecimentos, o que pode gerar penalidades, caso haja descumprimento desta norma. A técnica de Vigilância Sanitária falou das principais dificuldades encontradas atualmente pelos proprietários de farmácias. “Estamos fazendo essas reuniões nos municípios, diante das dificuldades que estamos identificando, com relação a ausência de farmacêuticos nos estabelecimentos. Alguns estão contratados, mas não estão presentes no momento da inspeção. A maior dificuldade encontrada, é que a maioria das farmácias não possui contrato com um farmacêutico, o que é de suma importância. A contratação de um responsável técnico, segundo a legislação, é obrigatória. Estamos visitando as cidades da região norte para orientar e informar sobre essas obrigatoriedades, para não estarem sujeitas a penalidades graves”, afirmou Célia.

 

A Secretária de Saúde Maysa Sanjuan ressaltou a importância do encontro e as diretrizes a serem tomadas. “Essa reunião é um encontro de rotina com a Vigilância Sanitária do estado, que tem como objetivo monitorar as ações nos municípios. Acredito que a partir deste momento as ações serão fortalecidas. Realizamos uma reunião de informação, que traz o fundamento das boas práticas para o fortalecimento do funcionamento da assistência ao setor farmacêutico. Diante das informações aqui repassadas, os empreendedores donos de farmácias, farmacêuticos e técnicos da Vigilância Sanitária municipal, estarão mais fundamentados para atuar dentro do setor. Percebemos as dificuldades de alguns proprietários de farmácias em se enquadrar as normas exigidas pela lei, mas nós enquanto secretaria de saúde estamos disponíveis para ajudar, contribuir e buscar informações para que todos se adequem ao que é exigido pela lei. Vamos somar esforços,” finalizou Maysa.

 

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s