Sobradinho (BA): Apae realiza atividades para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down

Sindrome de Down Sobradinho-compressed.jpg

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (SD), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Sobradinho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF, realizou na última quinta-feira (21/03), uma palestra com o médico veterinário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Wasley de Matos, com o tema : Terapia Assistida por animais em Crianças diagnosticadas com Síndrome de Down e microcefalia.

Segundo o veterinário projeto consiste em promover, através do contato com os cães, uma melhoria nos estímulos sensoriais da criança durante o seu desenvolvimento. “O cachorro tem um papel extremamente importante na questão do desenvolvimento da sensibilidade. A gente estimula a sensibilidade do paciente através de lambidas, do pelo, da temperatura. Tudo isso vai ajudar nessas fases”, afirmou o profissional.

 

A APAE Sobradinho atende mais de 80 pessoas com necessidades especiais e utiliza uma proposta pedagógica inclusiva e lúdica, quando trabalha os conteúdos utilizando, em sala de aula, material didático como palitos, caixas de papelão, tampinhas, figuras, brinquedos e jogos.

 

Do público atendido pela instituição, são 6 alunos com Síndrome de Down. “Em nossa instituição atendemos 6 alunos com Sindrome de Down, tendo em vista que hoje em dia é cada vez mais comum pessoas com Síndrome de Down estarem alfabetizadas e inseridas no mercado de trabalho. Em geral, são indivíduos que foram estimulados desde cedo a uma vida autônoma, sendo assim, através do trabalho desenvolvido pelos profissionais da APAE Sobradinho e com o apoio do prefeito Luiz Vicente Berti, realizamos atendimentos especializados para minimizar suas limitações e desenvolver seu potencial criativo,” afirmou a diretora da instituição,  Alexandra Alves de Lima.

 

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s