Juazeiro: Prefeito Paulo Bomfim abre IX Conferência Municipal de Saúde

PB Conf saude.jpg

Nesta quarta-feira (03/04), o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim fez a abertura da 9° Conferência Municipal de Saúde  que este ano tem como tema ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’. A Conferência Municipal de Saúde é mais que um instrumento de participação popular e expressa um compromisso da gestão pública com as mudanças no sistema de saúde.

Sendo o Sistema Único de Saúde um serviço público ofertado à população brasileira, presente em todas as regiões do país e atendendo todas as idades, raças, etnias e classes sociais, a Conferência Municipal tem como finalidade construir propostas que serão levadas para etapa estadual que acontece no mês de junho em Salvador e depois para a Conferência Nacional.

A mesa foi composta pelo prefeito Paulo Bomfim, a vice-prefeita Dulce Ribeiro, a secretária de saúde Fabíola Ribeiro, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Robson Pereira, Federação das Associações de Moradores e Entidades Afins de Juazeiro (FAMEAJ) Francisco Odécio (Chico Bitu), representando a Câmara a vereadora Valdecir Alves (Neguinha da Santa Casa) e representando o governo do Estado o Coordenador do Núcleo Regional de Saúde da Região Norte o médico Pedro Alcântara.

O prefeito falou sobre a importância da realização da Conferência. “Este é o momento de levar ideias, construir propostas e fortalecer o Sistema Único de Saúde do nosso país. Desde o primeiro dia que assumi a gestão junto com a vice-prefeita, Drª Dulce Ribeiro assumimos o compromisso de colocar a saúde como prioridade em nosso governo  e está sendo. Apesar do cenário de crise que nosso país enfrenta, estamos dia a dia buscando recursos e parcerias para levarmos atendimentos de qualidade a nossos munícipes”, pontuou.

Para a vereadora Valdeci Alves “este é o momento de sentarmos e discutirmos para a construção de boas propostas. Juazeiro não suporta mais a superlotação que os serviços de saúde do município vêm enfrentando, atendendo 53 municípios da chamada rede PEBA. O Governo do Estado precisa olhar para Juazeiro com mais atenção e tenho certeza que através deste momento vamos conseguir mostrar que os investimentos devem ser aplicados na cidade para atender com qualidade e mais dignidade nós munícipes”, explicou.

A culminância do evento aconteceu com a palestra magna ministrada pelo Doutor em Educação, o Professor Alexandre Franco Barreto que discutiu o tema da conferência deste ano. “Vivemos um momento bastante desesperançoso se formos olhar a conjuntura política nacional e internacional do ponto de vista de se pensar a vida humana, a dignidade da vida e as políticas sociais. Quem é militante do SUS, trabalhador do SUS e tem respeito pela vida humana tem que se sentir provocado por isso, tem que se sentir mobilizado por esta realidade. Não vim trazer respostas, mas talvez algumas problematizações para caminhos, ações, proposições que poderão ajudar na construção das propostas”, expôs.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Pereira o conselho vem fazendo seu papel enquanto órgão fiscalizador e deliberativo da saúde. “O controle social é esta integração do poder público com a sociedade para que possam em conjunto criar políticas públicas no âmbito da saúde da rede SUS e precisamos fazer isso de mãos dados”, explica.

A Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro também faz menção à união de forças para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “Essa conferência tem como objetivo levar propostas para fortalecer o SUS em nosso país, e é preciso dar as mãos. Quando falamos que estamos investindo em Juazeiro 24% dos recursos na saúde não falamos com tranquilidade. Estamos investindo com recurso municipal porque está faltando investimento estadual e nacional”, concluiu.

Nesta quinta-feira (04) a conferência acontece de 08h às 18h. Durante o período da manhã serão elaboradas as propostas nos três eixos que são: Saúde como direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS. À tarde estas propostas serão votadas, bem como serão eleitos os delegados que levarão as propostas para a etapa estadual em Salvador.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s