Juazeiro (BA): Prefeitura inaugura Academia da Saúde dentro do programa Toda Sexta Tem Obra

Inauguração Academia da Saúde.jpeg

Dentro do programa Toda Sexta Tem Obra, a gestão municipal entregou nesta sexta-feira (12/04), a primeira Academia da Saúde de Juazeiro. Com um espaço amplo voltado para a prática de atividade física e avaliações nutricionais a academia terá funcionalidade e acompanhamento de profissionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) de segunda a sexta-feira das 5h às 8h da manhã e das 16h às 19h na Orla Nova da cidade.

O programa Academia da Saúde é uma nova estratégia da Atenção Básica que compõe a Rede de Atenção à Saúde a fim de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população a  partir da implantação de polos com infraestrutura adequada e profissionais qualificados, em consonância com a Política Nacional de Atenção Básica e a Política Nacional de Promoção da Saúde.

Os polos do programa são espaços públicos construídos para o desenvolvimento das ações do programa e considerados como novos dispositivos da Atenção Básica. Esta estrutura física da Academia da Saúde na Orla é do tipo Modalidade Ampliada, composta por uma estrutura de apoio com sala de vivência, sala de orientação, depósito, sanitário masculino e feminino adaptados, espaço multiuso e espaço com equipamentos, totalizando uma área de 544,06 m².

As atividades desenvolvidas na Academia da Saúde serão com profissionais do  Núcleo Ampliado a Saúde da Família (NASF), da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A Secretária Fabíola Ribeiro descreve as atividades que serão realizadas no espaço. “Aqui serão desenvolvidas práticas corporais e atividades físicas, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis, promoção da alimentação saudável, práticas integrativas e complementares, práticas artísticas e culturais, educação em saúde, planejamento, gestão e mobilização da comunidade”, explicou.

Como o espaço é voltado para a prática de atividade física, esporte, cultura e lazer o que não faltou foi mistura de apresentações. O projeto Ballet jovem do CODEFASF iniciou a tarde com apresentação de dança e a harmonia dos passos e o compasso da música desenvolvido através da prática corporal encantaram aos presentes. Logo em seguida foi a vez da capoeira entrar na roda e para isso o grupo Topázio levou a capoeira inclusiva superando limites que trabalha desde 1998 com crianças, jovens e adultos assistidos pela APAE.

Como esporte marcante, o judô também esteve presente na Academia da Saúde e para o professor Paulo Afonso o momento é especial. “Precisamos utilizar este espaço, lugar lindo, às margens do Rio São Francisco, lugar de cantos e encantos, propício para o desenvolvimento de práticas educativas, esportivas e de qualidade de vida”, descreveu.

O deputado estadual Zó esteve presente e falou da satisfação de entregar este equipamento de saúde. “É um equipamento fantástico que contará com profissionais qualificados e comprometidos com o atendimento ao público, nossa orla está cada dia mais bonita e repleta de equipamentos voltados a prática de exercícios. Não tenho dúvida que a população saberá aproveitar muito bem mais esse equipamento de saúde em nossa cidade”, explicou.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s