Juazeiro (BA): Caravana da Justiça oferece serviços de cidadania para população

CaravanaJustica.jpg
Caravana da Justiça Social esteve no município de Juazeiro, no norte do estado, onde ofereceu uma série de serviços gratuitos para a população nesta terça-feira (28/05). A ação é uma iniciativa do Governo da Bahia, desenvolvida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e inclui ações nas áreas de assistência social, segurança alimentar, justiça, direitos humanos, cidadania e acessibilidade.

Serviços como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento, além da orientação e emissão dos benefícios do Passe Livre, ID Jovem, Programa Bolsa Família, foram realizadas das 8h às 17h, por uma equipe composta por  60 profissionais de diferentes áreas de atuação.
A Caravana também promoveu ações de orientação e resolução de demandas de consumidores, a atendimento foi feito Procon-BA. A população também participou da Oficina de Capacitação dos Conselheiros Tutelares e de Direitos, que abordou a temática do Sistema Nacional de Registro e Tratamento de Informações, que tem como foco a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança.
A iniciativa disponibilizou ainda o apoio técnico aos trabalhadores, gestores e Conselheiros da Assistência Social, que atuam nos Centros de Referência, além de orientações voltadas para os usuários e gestores do Bolsa Família. Durante a ação, foram realizados testes rápidos de HIV e oferecidos serviços básicos de saúde e teste de paternidade.
Nesta edição, a Defensoria Pública do Estado (DPE) atuou em conjunto com a Caravana na realização do encaminhamento para teste de paternidade e também realizou orientações jurídicas, acordos de direitos, retificação de nome no registro, consulta processual, resolução sobre pensão alimentícia, dentre outros serviços.
O superintendente de Apoio e Defesa de Direitos Humanos, Jones Carvalho, avaliou que a grande procura pelos serviços evidencia que a Caravana da Justiça Social tem cumprido o  papel de levar cidadania para perto de quem mais precisa. “O grande movimento de hoje demonstra a necessidade da Caravana vir até à população. Esse trabalho é uma extensão do Pacto pela Vida. Quando o Governo do Estado vem a esses locais, é feito uma grande esforço para atender todas as demandas e garantir que a justiça social seja feita”,  pontuou.
Em paralelo, a Caravana promoveu o Diálogo com a Juventude com alunos do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães e uma palestra sobre Direitos Trabalhistas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro.
As Caravanas fazem parte de uma articulação política das Superintendências de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), Assistência Social (SAS), Pessoa com Deficiência (Sudef) e Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), da SJDHDS. Além disso, os órgãos como Unicef, Ministério Público, Tribunal de Justiça do Estado, Defensoria Pública, secretarias estaduais como SSP, Saeb, SDR, Seplan, Setre e Sesab, entidades, conselhos e fóruns, integram a força tarefa.
Secom BA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s