Sobradinho (BA): “Precisamos que outras cidades sigam o exemplo de Sobradinho”, diz secretaria de Saúde de Juazeiro, sobre investimentos da gestão municipal

Posto de Saude.jpg

A Secretaria de Saúde de Sobradinho vem implementando diversas ações e serviços para oferecer à população um atendimento acessível e de qualidade. Em agosto de 2018 foi inaugurada a primeira etapa do Hospital Municipal Maria Auxiliadora Carvalho Torres, que atualmente realiza, em média, 4.200 atendimentos, por mês.

Com perfil de urgência geral e materno- infantil, a unidade hospitalar atende atualmente uma média de 180 pacientes por dia. Dentre as principais procuras de atendimentos estão: atendimento de urgência e emergência, que são 40% dos casos, pacientes que foram vítimas de traumas, infarto, intoxicação, lombalgias, emergências hipertensivas, glicêmicas, hemorrágicas, respiratórias, entre outros. Na unidade hospitalar o paciente recebe atendimento de estabilização, e dependendo do quadro é encaminhado aos  centros de referência, em Juazeiro e Petrolina.

 

“Muitos casos são resolvidos aqui mesmo no hospital, diferente do passado, quando não contávamos com esta unidade e os usuários tinham que ir para as cidades polos em busca de atendimento. Nosso hospital desafogou a Rede Peba, já bastante sobrecarregada e garantiu mais comodidade ao usuário que, em muitos casos, são atendidos no município, sem precisar se deslocar. Registramos também atendimentos de pacientes de outros municípios, a exemplo de Casa Nova e Sento Sé, que procuram nosso serviço”, disse a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

 

A unidade hospitalar dispõe de serviços de oxigenoterapia, internação hospitalar, pequenas cirurgias, imobilização ortopédica, recursos físicos e diagnósticos, exames laboratoriais, eletrocardiograma, sonar Dopple, ultrassom, raio X, acompanhamento 24 horas, equipe com treinamento atualizado para prestar assistência de qualidade na estabilização de casos graves com risco potencial a saúde.

 

Além do Hospital Municipal, que já recebeu outras benfeitorias, como refeitório e a sede do Samu, após sua  reabertura, no último mês de abril, a Secretaria de Saúde também entregou a comunidade um renovado Centro de Saúde, que disponibiliza atendimento médico, ambulatorial e uma sala de atendimento de enfermagem. Todos os ambientes são climatizados e higienizados, segundo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

O novo centro conta com profissionais de especialidades médicas, como pediatria, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, ortopedia e clínica cirúrgica. Também são ofertados os serviços de puericultura neonatal, e a realização de exames laboratoriais e de ultrassom. Também no mês de abril, pela primeira vez em seus 30 anos de emancipação, o município passou a ofertar atendimento oftalmológico para a população, sendo a oitava especialidade médica oferecida pela rede pública.

 

A SMS assinou um contrato de serviços junto a uma conceituada empresa da região, que assegura o atendimento de aproximadamente 80 pessoas por mês, no consultório móvel que se instala na cidade. Os usuários, que antes eram encaminhados para Juazeiro, agora não precisarão mais se deslocar, o que representa mais comodidade e economia para quem necessita do atendimento.

 

Com estes investimentos a Saúde em Sobradinho deu um salto em qualidade e oferta, como avalia a Secretária Maysa Sanjuan.  “Sabemos que o segmento da Saúde é um desafio para todos os municípios. As demandas são sempre maiores que os investimentos, mas aqui em Sobradinho, estamos nos esforçando para direcionar os recursos para os serviços mais necessários a população, priorizando os atendimentos mais procurados e fortalecendo nossa rede como um todo. Somos um município pactuado com a Rede Peba, mas estamos fazendo nossa parte também para melhor atender aos nossos munícipes, graças a sensibilidade do nosso prefeito Luiz Vicente, que tem investido no setor, com muita responsabilidade”, disse a secretária.

 

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro reconhece o empenho da gestão municipal de Sobradinho e  avalia como ações exemplares. “Precisamos que outras cidades sigam o exemplo de Sobradinho, que mesmo com todas as dificuldades encarou o desafio de reabrir seu hospital, levar os serviços para a própria cidade, uma ação que fortalece a Saúde do município e diminui a sobrecarga do nosso município”, declarou Fabíola.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s