Sobradinho (BA): Secretaria de Saúde potencializa atendimentos oftalmológicos para usuários da rede

Inst Olhos Sobradinho

A Secretaria de Saúde de Sobradinho vem dando uma atenção especial  ao atendimento oftalmológico no município e para isso contratou uma equipe de oftalmologia para compor a rede pública de saúde. Desta forma as demandas reprimidas estão sendo resolvidas no próprio município. A gestão municipal de saúde também vem potencializando os atendimentos aos pacientes com glaucoma e garantindo a realização de cirurgias de catarata em moradores de Sobradinho.

“O tratamento contra a catarata é uma conquista de nossa gestão. Através de uma clínica prestadora de serviços pelo SUS em Salvador, estamos encaminhando os pacientes do nosso município para a realização das cirurgias fora do município. Esses pacientes recebem todo o apoio médico, de enfermagem e de assistência social. Nós ainda garantimos a eles mobilidade, alimentação e estadia durante os dias de consulta e da cirurgia”, esclareceu a Secretaria de Saúde Maysa Sanjuan.

 

A SMS também retomou, há aproximadamente três meses, a oferta do tratamento contra o glaucoma, através de uma nova pactuação com o Governo do Estado. Todos os 10 municípios que fazem parte da microrregião Norte contam agora com a possibilidade de encaminhar os pacientes diagnosticados com glaucomas para uma clínica especializada contratada por meio de um pleito da Comissão Intergestora Regional (CIR), constituída pelos secretários de saúde da região Norte.

 

“Esta nova pactuação tornou possível resolvermos o problema dessa demanda reprimida de pessoas com glaucoma que estavam sem tratamento na região há aproximadamente dois anos. Estamos enviando regularmente os pacientes de modo organizado para os especialistas em glaucoma. Os moradores de Sobradinho contam com o nosso apoio no tratamento da doença”, esclareceu Maysa Sanjuan.

 

A Secretária também alerta para a necessidade de realizar o acompanhamento oftalmológico, como forma de prevenir e detectar doenças como o glaucoma ou catarata. “Os pacientes que suspeitam de algum problema oftalmológico devem procurar as UBS’s de suas quadras para solicitar o encaminhamento para o médico oftalmologista, pois apenas com o diagnóstico do especialista é que nós poderemos solicitar a vaga no sistema da SESAB e encaminhar o paciente para a clínica especializada no tratamento de glaucoma, em Juazeiro”, disse.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 90 por cento da população mundial lida com problemas de visão, que vão desde a miopia até a cegueira. A OMS ainda destaca que 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado para doenças como o glaucoma que atualmente afeta mais de um milhão de pessoas no Brasil.

 

Glaucoma é o termo utilizado para se referir a um grupo de doenças oculares que provocam danos ao nervo óptico e podem levar a perda da visão. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, atualmente, mais de 300 mil pacientes do SUS estão passando por tratamento de Glaucoma em todo o estado.

 

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s