Sobradinho (BA): Secretaria de Saúde abraça a Campanha Outubro Rosa

Outubro Rosa.jpg

Fortalecendo a Campanha do Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Sobradinho, através da Coordenação de Atenção Básica e da equipe de profissionais da saúde do NASF, está realizando uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e estimular o auto-cuidado.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle e combate do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela ‘Fundação Susan G. Komen for the Cure’, e até os dias de hoje é vivenciado anualmente, mobilizando a sociedade a refletir sobre o tema e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Em Sobradinho, a programação terá início na próxima segunda-feira (7), na UBS da quadra 1, com uma Roda de Conversa sobre o tema. A ação se estenderá, aos longo do mês, em todas as unidades de saúde do município.

“Infelizmente, devido à programação ser de a cada dois anos e eles já terem vindo em 2018, esse ano não será possível a carreta do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, vir para Sobradinho para realizar as mamografias. Mas nosso município abraçou a campanha e teremos um mês inteiro com pequenas ações distribuídas pelas UBS. Através das palestras vamos incentivar as mulheres de 40 a 69 anos a realizarem a mamografia no próprio Instituto Ivete em Juazeiro. Também conseguimos, junto ao Instituto, um número de WhatsApp pelo qual nossos profissionais de saúde poderão marcar os exames de suas pacientes, o que possibilitará que as mulheres já saiam das UBS com seu exame agendado”, informou a coordenadora do Núcleo de Atenção Básica da SMS, Blenda Carmo.

A Prefeitura de Sobradinho disponibiliza, para as pacientes com diagnóstico de câncer de mama, os encaminhamentos para referência em Salvador, transporte de ida e volta, alojamento e alimentação na casa de apoio.

Confira a programação das palestras que serão realizadas nas UBS, a partir das 8 horas:

07-10 UBS da Quadra 1 na São Francisco

17-10 UBS da N18 na São Joaquim

22-10 UBS da S17 na São Joaquim

23-10 UBS Maria Ribeiro na São Joaquim

24-10 Centro de Saúde na São Joaquim

25-10 UBS da Quadra 3 na São Francisco

29-10 UBS da Portelinha na São Joaquim

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s