Sobradinho (BA): Secretaria de Educação e Sebrae promove 5ª Edição da Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Feira Primeiros Passos.jpg

Foi realizada na sexta-feira (04), no Paço Municipal, a 5º Edição da Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, uma parceria da Secretaria de Educação de Sobradinho com o SEBRAE. O evento contou com a presença de secretários, pais, alunos, professores, profissionais da educação e a representante do SEBRAE/BA.

Desde de 2014 o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi implantado em Sobradinho e é voltado para estudantes de 6 a 14 anos estudantes do Ensino Fundamental I e II. Além de desenvolverem o comportamento empreendedor, as crianças e adolescentes aprendem a planejar e organizar uma ação empreendedora por meio de um plano de negócios. O JEPP também aborda temas transversais ao longo dos nove anos de curso: Cultura da Cooperação, Cultura da Inovação, Ecossustentabilidade e Ética e Cidadania. A metodologia é semiaberta, ou seja, permite que o professor faça adaptações no conteúdo, para adequá-lo a realidade local.

O projeto foi realizado durante o segundo semestre letivo de 2019, contando com o envolvimento de professores e alunos do Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano. A Feira foi o momento de apresentar à comunidade o que os alunos apreenderam e desenvolveram na prática sobre a educação empreendedora. O JEPP deste ano teve como tema: “Uma lição que se aprende desde cedo”. O evento contou com atrações culturais como dança, poesia, música, literatura de cordel, pintura, comidas típicas, exposição em artesanato dentre outras expressões culturais.

A representante do SEBRAE Maria Helena Alves Gomes comentou sobre o evento. “O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos é uma iniciativa para educação empreendedora que, no ambiente de aprendizagem, a escola, incentiva e favorece o envolvimento do aluno no ato de pensar, aprender, fazer e trabalhar em equipe, com o objetivo de estimular a cultura e educação empreendedora na gestão de sua própria vida. A metodologia JEPP visa oportunizar a juventude compreender o mundo dos negócios, o funcionamento do mercado de trabalho desde cedo, fazendo com que a familiarização com esta temática facilite a vida profissional dessas crianças e jovens, hoje estudantes do Ensino Fundamental da rede pública, mas que num futuro bem próximo serão os homens e mulheres de negócios”, explicou

A secretária de educação, Ducilene Kestering, destacou os trabalhos apresentados pelos jovens empreendedores. “Esta colaboração entre o SEBRAE e a Secretaria Municipal de Educação existe desde 2014, e o nosso município é pioneiro no desenvolvimento dessa metodologia, inclusive a cidade já concorreu e foi finalista no Prêmio Prefeito Empreendedor, que é uma premiação que o SEBRAE nacional concede aos prefeitos que se destacam no incentivo à inovação e incentivo ao empreendedorismo. Vale ressaltar que os belíssimos e criativos trabalhos confeccionados pelos estudantes foram comercializados com muito sucesso e alegria pelos mesmos, contando com o auxílio dos professores orientadores que estavam contagiados pelo sucesso do JEPP”, disse a secretária

Nesta segunda edição da feira foi possível perceber a evolução e entusiasmo dos alunos, professores e toda equipe escolar. Cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico, nos quais são trabalhados diversos temas como: O Mundo das Ervas Aromáticas; Temperos Naturais; Oficina de Brinquedos Ecológicos; Sabores e Cores; Eco Papelaria; Artesanato Sustentável; Empreendedorismo Social; e Novas Ideias, Grandes Negócios.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s