Juazeiro (BA): ADEAP participa de discussões sobre o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura

_Fortalece cadeia produtiva 1

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges e sua equipe técnica do SIM e do setor de Pecuária, participaram nesta quinta-feira (23/01), no auditório do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (SETAF), de reunião convocada pela Central da Caatinga com o propósito de discutir métodos para a implantação do Território de Aprendizagem com foco na caprinovinocultura na região.

“O nosso foco é desenvolver ações estratégicas no fortalecimento da caprinovinocultura no território Sertão do São Francisco, com a criação de competências articuladas com ações de mercado. O interesse é que todos os parceiros locais, que têm uma ação voltada ao setor de caprino e ovino, se fortaleça na construção desse território de aprendizagem, onde possamos criar competências para transformar essa região e fazer a atividade ainda mais forte do que já é”, explicou Egnaldo Xavier, técnico da CAR.

Território de Aprendizagem é um programa que incentiva o desenvolvimento sustentável de capacidades locais para promover o escalonamento de inovações a partir da gestão de conhecimento de produtores, famílias, comunidades e associações rurais. Em Juazeiro, as ações estão sendo discutidas com representantes da SEMIAR Internacional, PROCASUR – uma organização chilena que acompanha o desenvolvimento comunitário de diversas regiões do mundo, bem como representantes da prefeitura de Juazeiro, Central da Caatinga, Sebrae, IRPAA, SENAR, cooperativas e outros.

De acordo com a representante da PROCASUR no Brasil, Mireya Valencia, o programa território de aprendizagem investe em potencializar e organizar pedagogicamente as lições aprendidas pelos próprios talentos locais construindo propostas de capacitação e formação in loco. “No caso do Território Sertão do São Francisco, iremos trabalhar com a cadeia produtiva da caprinovinocultura. A comercialização, a agregação de valor aos produtos, melhorias genéticas e como driblar os possíveis gargalos”, explicou.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Elayne Borges, a implantação do território de aprendizagem irá fortalecer ainda mais o setor da caprinovinocultura na região. “O Território Sertão do São Francisco irá ganhar mais força com a implantação desse programa, e nós da prefeitura de Juazeiro estamos felizes em participar de mais ação que fortaleça essa cadeia. A caprinovinocultura cresce a cada dia e a nossa gestão trata o setor com prioridade através das feiras de caprinos, oficinas, capacitações gastronômicas, assistência técnica. O desenvolvimento da cadeia é uma de nossas metas e participar dessa importante ação é uma honra”, afirmou Elayne.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s