Pilão Arcado (BA): Eleitores elegem Orgeto Bastos para prefeito

Orgeto

Mais de 19 mil eleitores de Pilão Arcado foram às urnas, neste domingo (02/02), durante eleição suplementar e elegeram Orgeto Bastos dos Santos como novo prefeito e Jessé Alves Filho para vice.

Os dois administrarão a cidade até o final deste ano. A eleição foi tranquila e sem filas nos locais de votação. O candidato vencedor, da Coligação “Unidos o Trabalho Continua”, obteve 12.335 votos (69,16% dos votos válidos). O oponente, Raimundo Nonato Dias Santos (“Pilão Arcado quer Mudança”), obteve 5.500 votos (30,84% dos votos válidos).

Durante a realização do pleito, nenhuma urna eletrônica precisou ser substituída. Ao todo, 108 equipamentos foram preparados para a eleição, sendo 21 de contingência.

A diplomação dos eleitos está prevista para o próximo dia 14 deste mês, no Fórum Eleitoral Doutor Filemon Lins de Queiróz, seguida da posse, para cumprimento de mandato até 31 de dezembro de 2020, na mesma data, na Câmara Municipal.

Números

Dos 25.331 eleitores de Pilão Arcado, 19.097 (74,75%) compareceram às urnas e 6.234 (25,25%) se abstiveram. Do total de votos registrados, 1.013 (5,3%) foram votos nulos e outros 249 (1,3%) votos em branco.

Avaliação

Para o presidente do TRE baiano, Desembargador Jatahy Júnior, a eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Pilão Arcado transcorreu com normalidade. O presidente agradeceu a colaboração de todos os envolvidos para o sucesso do pleito. “A Justiça Eleitoral não mediu esforços para dar todas as condições ao cartório da região para a realização deste processo eleitoral. Quero parabenizar o juiz Vanderley Lacerda, da 195ª Zona Eleitoral, pelo seu brilhante empenho na preparação e condução dos trabalhos realizados. Também agradeço ao promotor eleitoral, Sebastião Coelho, que foi firme na participação e nos ajudou bastante. Quero, de forma expressa, congratular o comando da Polícia Militar, que acionou tanto o Batalhão de Juazeiro, como a Companhia de Casa Nova, para garantir o policiamento e a segurança do cidadão que compareceu às urnas. Nosso muito obrigado, também, ao Major José Non, sempre prestativo. Por fim, agradeço aos servidores e demais colabores do Cartório Eleitoral pelo empenho e dedicação”. O presidente ainda desejou “sorte ao mais novo prefeito que administrará a cidade até o dia 31 de dezembro”.

O juiz eleitoral Vanderley Lacerda, avaliou a condução da eleição suplementar como positiva. “Devido à tranquilidade, considero o balanço desta eleição como fora dos padrões. Levando em consideração, ainda, a colaboração positiva dos dois candidatos, para que o pleito transcorresse de forma pacífica. Além do mais, nenhuma ocorrência significativa, que pudesse comprometer qualquer tipo de impugnação em relação à votação, foi registrada. Agradeço o apoio do Desembargador Jatahy Júnior, que colocou toda a estrutura do Regional à nossa disposição”.

Ascom TRE-BA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s