Juazeiro (BA): Produtores rurais de Lagoa do Boi recebem cisternas, equipamentos e animais dentro do ‘Toda Sexta Tem Obra’

Toda Sexta Lagoa do Boi 12

A comunidade de Lagoa do Boi, distrito de Pinhões, participou nesta sexta-feira (06/003), da cerimônia de entrega de equipamentos, cisternas e animais dentro da programação do ‘Toda Sexta Tem Obra’. O ato beneficiou produtores rurais da localidade através de uma ação de parceria entre a Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Governo da Bahia, através da CAR, Associação de Mulheres e Amigos Criadores Rurais de Lagoa do Boi e o IRPAA.

“É uma grande felicidade poder receber esses equipamentos. São cisternas, animais, sistema de tratamento de água (cinza), apriscos, galinheiros, quintais agroecológicos e forrageiros, dentre outros. É uma infinidade de benefícios que nós produtores de Lagoa do Boi estamos recebendo. É uma grande felicidade para todos da associação e estamos muito gratos aos parceiros”, afirmou a presidente da Associação de Mulheres e Amigos Criadores Rurais de Lagoa do Boi, Ruiza Maria Ferreira.

A ação integra os projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido – executados pelo Governo do Estado através da CAR, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e que visam beneficiar agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, povos indígenas, comunidades de fundos e fechos de pasto, comunidades quilombolas e famílias assentadas de reforma agrária com ações na área rural.

Para o coordenador do projeto Pró-Semiárido do IRPAA, Clérison Belém, a parceria das instituições tem resultado num grande sucesso. “Nós do IRPAA fomos contratados para acompanhar as atividades e prestar assistência técnica aos produtores. É uma grande satisfação proporcionar todos esses benefícios aos produtores da região”, disse. Já o representante do legislativo municipal, o vereador Tiano Felix, destacou que o objetivo dos projetos é “promover o desenvolvimento rural baseado em princípios agroecológicos, com inclusão produtiva e geração de emprego e renda. Todos os envolvidos estão de parabéns”, observou.

O produtor rural Renato Gonçalves da Silva que foi contemplado com equipamentos e animais agradeceu por tudo. “Sou extremamente grato por tudo que recebemos. Nos deram, além de equipamentos, informações importantes para a manutenção de toda essa estrutura, através da assistência técnica”, declarou.

Na comunidade de Lagoa do Boi, 26 famílias de produtores são atendidas pelo Bahia Produtiva, através do convênio selado entre a CAR e a associação local com ações voltadas à caprinovinocultura. “Hoje estamos entregando 18 cisternas, 20 apriscos (instalações para animais) e 20 reprodutores entre caprinos e ovinos aos agricultores da associação local. Nessa ação especifica, a prefeitura de Juazeiro através da ADEAP contribuiu na construção das cisternas, na distribuição das palmas, através do programa ‘Palmas para Juazeiro’, além da assistência técnica”, destacou a titular da ADEAP, Elayne Borges.

Já o projeto Pró-Semiárido beneficia diversas regiões da zona rural de Juazeiro, dentre elas, 120 famílias dos distritos de Pinhões e Maniçoba através de ações voltadas a agricultura familiar como um todo, a exemplo da criação de galinhas, produção de quintais agroecológicos e forrageiros, canteiros telados, bancos de sementes, áreas de experimentação, dentre outros. “Nesse projeto entregamos 10 quintais produtivos, 17 galinheiros e 34 quintais de palmas forrageiras”, explicou Elayne.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s