Salvador (BA): Prefeito ACM Neto suspende aulas da rede municipal e particular e funcionamento de cinemas e academias por causa do coronavírus

ACM Neto

O prefeito de Salvador, ACM Neto, suspendeu as aulas da rede municipal e particular da capital baiana e o funcionamento de cinemas e academias, por 15 dias, a partir de quarta-feira (18/03), como prevenção contra o novo coronavírus. O decreto de novas ações foi assinado e divulgado nesta segunda (16/03), quando sairá em edição extra do Diário Oficial do Município.

Outras cinco novas medidas com o objetivo de evitar a propagação da doença foram tomadas. Uma delas é a suspensão por tempo indeterminado de exigência de atendimento para aposentados e pensionistas que precisam se recadastrar no dia de seu aniversário.

“Nós vamos suspender a exigência de recadastramento dos aposentados e pensionistas, e essa suspensão é por tempo indeterminado. Até o momento que a prefeitura entender que volta a ter condições de fazer esse recadastramento”, disse o prefeito.

“Então, os aposentados e pensionistas que fizerem aniversário no período de validade desse decreto, não precisarão se recadastrar, fique em casa. Nós não vamos suspender o benefício de ninguém desse ano, está valendo. A gente não quer as pessoas tendo que se mover na cidade. Quanto menos se mover, melhor. Então, está suspensa essa exigência”, divulgou.

Veja lista de medidas anunciadas pelo prefeito de Salvador:

Suspensão por tempo indeterminado de exigência de atendimento para aposentados e pensionistas que precisam de recadastrar no dia de seu aniversário. Não vai suspender o benefício de ninguém.

Suspensão de férias e licenças de profissionais da saúde, guarda, sempre e Defesa Civil para ficarem se prontidão para atender a população. Outras áreas podem ser suspensas, caso necessário.

Trabalho remoto para profissionais da prefeitura acima de 65 anos, exceto aqueles que atuem em serviços essenciais para o funcionamento do serviço público. – Secretários e dirigentes estão excluídos do decreto.

Fechamento dos parques públicos, a partir de quarta-feira.

Suspensão por 15 dias, a partir de quarta, as aulas da rede municipal da cidade. Se precisar, medida sera estendida; suspender funcionamento de cinemas e academias, por 15 dias, a partir de quarta.

Todas as inaugurações e atos da prefeitura serão realizados sem a presença de público. Apenas a autoridade ligada ao ato e a imprensa participarão.

Casos confirmados

Até este domingo, os casos confirmados na Bahia são:

Mulher de 34 anos, de Feira de Santana, contaminada após retornar da Itália, com passagens por Milão e Roma, em 25 de fevereiro;

Mulher de 42 anos, de Feira de Santana, trabalhadora doméstica que teve contato com a mulher de 34 anos;

Idosa de 68 anos, de Feira de Santana, mãe da mulher de 42, que teve contato domiciliar com a 2ª paciente;

Idoso de 73 anos, também de Feira de Santana, marido da mãe da trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com as 2ª e 3ª pacientes;

Mulher de 52 anos, de Salvador, que fez viagem recente à Espanha;

Criança de 11 anos, de Salvador, filha da mulher de 52 anos, que também fez viagem recente à Espanha;

Idoso de 72 anos, de Salvador, que fez viagem recente para a Itália;

Homem de 49 anos, de Salvador, que fez viagem recente à Alemanha e Espanha;

Mulher de 50 anos, de Feira de Santana, que fez viagem recente aos Estados Unidos.
Notificações

A Bahia registrou 289 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), de janeiro até as 17h de sexta-feira (13/03), quando o último boletim da Sesab foi divulgado. Apesar da confirmação dos novos casos de contaminados, neste domingo (15/03), a secretaria não atualizou o dados.

Desse total, 153 foram descartados e 129 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 26 municípios da Bahia fizeram notificações oficiais. O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave.

A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Fonte: G1 Bahia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s