Bahia: Chesf eleva vazão da Barragem de Sobradinho para 1.600 m3/s e emite alertas de alagamentos

Barragem Sobradinho

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) elevou mais uma vez, a vazão defluente da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no norte da Bahia. Desde a meia-noite desta quarta-feira (15/04), a defluência média diária está em 1.600 metros cúbicos por segundo (m³/s). A alteração da vazão em Sobradinho tem a finalidade de manter o reservatório de Itaparica (PE/BA) em no mínimo 30% de seu volume útil.

Na quinta-feira (09/04), a vazão já havia sido aumentada de 1.000 para 1.400 m³/s. A medida, de acordo com a Chesf, deve-se ainda ao fato da defluência do reservatório de Xingó ter sido elevada para 1.3000 m³/s, a fim de contribuir com a melhora na qualidade da água na região do Baixo São Francisco. Essa defluência em Xingó deve permanecer até maio.

A Chesf voltou a reiterar a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio.  Caso haja um aumento maior da vazão, acima de 1.600 metros cúbicos por segundo (m³/s), os ribeirinhos serão orientados a deixarem suas casas

Atualmente, o Reservatório de Sobradinho está com cerca de 86,12% do seu nível de água, índice que havia sido registrado, pela última vez, em 2012. Segundo a CHESF, a previsão é de que o volume chegue a 90,28% até 23 de abril. Em maio, o lago deve chegar a 100% da capacidade, índice que não é registrado há mais de 10 anos.

Ascom Chesf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s