Sobradinho (BA): Prefeitura lança o Programa “Espaço Amigo” para acolhimento de pessoas em situação de rua

Espaço Amigo Sobradinho

Considerando o atual momento da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social lançou o Programa “Espaço Amigo”, um centro de acolhimento destinado a acolher pessoas em situação de rua.


O “Espaço Amigo” está funcionando no CELEM – Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães, onde as equipes da assistência estão atendendo a mais de 23 pessoas por dias, com oferta de quatro refeições, café, almoço, lanche e janta, além de terem à disposição materiais de higiene, acompanhamento psicossocial, atividades recreativas.

“Esta ação tem como finalidade resguardar vidas, acolher pessoas que estão nas ruas, que tem residência, mas que por algum motivo estão vivendo em situação de vulnerabilidade social. No espaço, as equipes da Secretaria de Saúde também atuam e assim é possível garantirmos a assistência alimentar, de higiene, saúde preventiva e lazer”, esclareceu a secretária Fernanda de Cássia.

A secretária também informou que, além de realizar o trabalho de acolhimento, “os técnicos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social estão realizando visitas domiciliares às famílias dessas pessoas que estão nas ruas, para orientar e buscar restabelecer esse vínculo que foi rompido”.

O “Espaço Amigo” funciona todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, das 7 às 18 horas, e conta também com a parceria do Pastor Robson, da Conselheira Marilande, da Diretora da Creche Gente Valente Marta Moreira, Conselho Tutelar, Pastoral da Sobriedade e do Conselho Municipal da Assistência Social.

A secretaria adiantou que a experiência durante a pandemia, deverá ter continuidade e o “Espaço Amigo” mantido como uma ação de acolhimento as pessoas em situação de rua.

“Assim que iniciou a pandemia da Covid-19, nós da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, iniciamos o planejamento para lançarmos esse projeto que visa resguardar as vidas desses cidadãos. Nossa intenção é que possamos dar continuidade a ideia, para que sirva de base como um projeto piloto, pensando no futuro. Queremos acolher as pessoas que estão nas ruas e atendê-las da melhor forma possível, recebendo-as com muito respeito e dignidade. Estamos com uma equipe preparada nos ajudando, pessoas do bem que tem se revezado e feito um grande trabalho. Estou muito feliz e espero contar também com o apoio da comunidade sobradinhense”, afirmou a Secretária da SEADS Fernanda de Cássia.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s