Juazeiro (BA): Prefeitura anuncia transferência dos atendimentos clínicos adultos da UPA para o Hospital Promatre

PB Coletiva

Em coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira (07/05) no Paço Municipal, o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, e a Secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, anunciaram mais uma medida protetiva adotada pela gestão municipal contra o novo coronavírus, que é a transferência dos atendimentos clínicos de urgência emergência, antes realizados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), para o Hospital Promatre, na área central da cidade. A medida adotada tem como objetivo atender as demais necessidades clínicas em unidade que não seja referência em atendimentos a pacientes com suspeita da COVID 19 e/ou H1N1. Os atendimentos terão início na nova referência na próxima segunda-feira, 11 de maio.

O ambiente da coletiva de imprensa seguiu os padrões de segurança sanitária, com distanciamento entre repórteres, uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool líquido e em gel 70% para os participantes. Assim como aconteceu com a transferência dos atendimentos pediátricos, os adultos também serão direcionados para uma rede de assistência particular na cidade. A Prefeitura ressalta que estes atendimentos serão via Sistema Único de Saúde (SUS), com uma ala exclusiva para este serviço público.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficará como referência para assistência a pacientes com síndrome gripal, estas relacionadas à COVID 19, H1N1 ou outro sintoma respiratório. Juazeiro declarou transmissão comunitária no dia 11 de abril e, a partir disto, inúmeras outras medidas para prevenir a população desse vírus foram e estão sendo adotadas pela gestão municipal através do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus e H1N1.

Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a adotar medidas protetivas para evitar a propagação do novo coronavírus. Desde o dia 13 de março as aulas do município estão suspensas. A gestão vem fortalecendo a rede de saúde pública com a contratação de novos profissionais, reformando e adequando as unidades da rede especializada e adquirindo Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

“É um dever e obrigação que temos com a população e os profissionais de Juazeiro. Fomos a primeira cidade a definir medidas de proteção, fizemos a transferência dos atendimentos pediátricos da UPA para uma ala do Hospital São Lucas, e está sendo muito bem avaliado pelas mães que precisam de atendimento para seus filhos. Estamos reformando e climatizando o térreo do Hospital Materno Infantil para transformar em área exclusiva para atendimento de gestantes com sintomas de gripe, estamos adequando e climatizando a UPA que vamos transformar em referência para sintomáticos respiratórios. Estamos preparando nossa rede também para uma assistência com qualidade e conforto para os munícipes”, destacou Paulo Bomfim.

Entre os atendimentos mais procurados na rede de assistência 24h da UPA estão atendimento clínico adulto, na parte de procedimentos são realizados exames laboratoriais, medicação, raio x, sutura, controle de pressão arterial e glicemia, curativos e nebulizações.

Para a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro a transferência é importante para preservar os pacientes que necessitam de outra assistência e não esteja relacionada à síndrome gripal. “Precisamos garantir aos demais munícipes uma assistência clínica com segurança. A partir disso, vimos que o melhor lugar para transferir os atendimentos de urgência e emergência adulta 24h era o Hospital Promatre, que já é um prestador de serviço do município, e detentor de uma rede estruturada, com leitos e equipamentos aptos para atender. Estamos vivendo um momento de pandemia e precisamos cuidar das pessoas em suas diferentes necessidades, garantindo a cada uma segurança, qualidade e conforto”, enfatizou.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s