Sobradinho (BA): Prefeito Luis Vicente Berti adota Toque de Recolher e prorroga medidas restritivas até 31 de maio para conter Covid-19

Sobradinho

Em novo Decreto Municipal, publicado nesta segunda-feira (25/05), o Prefeito Luiz Vicente Berti, prorrogou a vigência das medidas de distanciamento social até o dia 31 de maio, e adotou outras providências para o enfrentamento ao novo coronavírus no município.

O Comitê de gerenciamento da pandemia e o gestor municipal avaliaram que “as medidas adotadas anteriormente não estavam alcançando o resultado esperado”, observando-se ainda um número significativo de pessoas nas  ruas.

Com o crescimento de casos de COVID-19 em Sobradinho, onde 12 pacientes positivaram para a infecção, com 01 óbito registrado, a gestão municipal acompanhou o decreto do Governo do Estado da Bahia, que antecipou feriados para os dias 25 e 26, evitando nestes dias a circulação de pessoas.

O novo decreto ainda prorroga, até o dia 31 de maio, as medidas restritivas dos decretos anteriores. Portanto, entre os dias 25 e 31 de maio, somente poderão funcionar, das 06 às 17 horas, farmácias, supermercados, padarias, postos de gasolina, laboratórios, SAAE, estabelecimentos de saúde humana e animal, casas que forneçam produtos para alimentação animal e suporte à agricultura, casas lotéricas, correspondentes bancários e agências bancárias.

A gestão municipal também instituiu o Toque de Recolher, que proíbe a circulação de pessoas e veículos nas ruas da cidade, das 22 às 05 horas, ou seja, somente funcionários de serviços essenciais serão autorizados a circular e pessoas que forem utilizar os serviços de saúde. A nova medida restritiva vale até o dia 31 de maio.

“Durante o horário de restrição a locomoção noturna somente será autorizada a ida a serviços de saúde, farmácias e a circulação de delivery de mercadorias”, diz o decreto.

O serviço de entrega de alimentos poderá circular até as 00:00 hora.

De acordo com a gestão, a medida visa proteger e conscientizar a população quanto à gravidade do momento

“Registramos um aumento significativo de casos positivos da COVID-19 no município nos últimos dias e segundo as autoridades de saúde, a previsão é de que os próximos 15 dias, serão importantíssimos para o combate ao vírus. Para evitar o aumento de casos tivemos que adotar medidas mais restitivas ainda, para frear esse crescimento”, esclareceu Luiz Vicente.

O gestor também informou que as “abordagens, neste primeiro momento do Toque de Recolher, serão pedagógicas, de conscientização, no sentido de fazer com que as pessoas compreendam a importância de evitar as ruas neste momento de pandemia. No entanto, caso haja alguma reação, a Guarda Municipal e a Polícia Militar poderão adotar as providências cabíveis”, destacou o prefeito.

O novo decreto também institui que “as ruas situadas ao redor da Casa Lotérica e agências bancárias somente serão acessíveis durante o horário de funcionamento destes estabelecimentos, ficando autorizada a dispersão de pessoas fora dos horários autorizados. Os prepostos da Prefeitura Municipal de Sobradinho deverão organizar filas, distribuindo senhas e controlando aglomerações;

Também está autorizado “o funcionamento de serviços de saúde, farmácia e postos de combustíveis situados às margens da BA 210”.

O documento também reforça que “continua proibida, a qualquer hora do dia, a aglomeração de pessoas nas áreas próximas a bares, depósitos de bebidas e demais estabelecimentos que comercializem bebidas alcoólicas.

“Peço encarecidamente a população que respeite as novas medidas, para que consigamos evitar um aumento no número de casos. Cada um deve fazer a sua parte nesta luta contra o coronavírus. A gestão municipal vem trabalhando 24 horas por dia focada nesta luta árdua, adotando ações enérgicas, para proteger a comunidade. Então, espero e confio, que cada sobradinhense entre nesta luta e se tenha responsabilidade coletiva”, finalizou o prefeito

Veja decreto na íntegra:

Decreto 031-2020 – PMS (1)

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s