“Os casos da covid 19, em Sobradinho, aumentaram e nós precisamos considerar estes dados para adotar novas medidas”, diz prefeito Luiz Vicente Berti

Luis Vicente

Neste sábado (30/05), o Prefeito de Sobradinho Luiz Vicente Berti se reunirá com o Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus para decidir as novas medidas que serão adotadas para combater a proliferação de casos no município.

Com 25 casos confirmados da infecção e dois óbitos, até esta sexta-feira (29/05), o gestor municipal afirmou que o Comitê, alinhado com os técnicos da Vigilância Municipal de Saúde, estudará a situação do município, para adoção de novas medidas de funcionamento do comércio e outros serviços e atividades.

“Nosso último decreto se extingue no domingo, 31, e como os números são muito dinâmicos, nós monitoramos a situação de Sobradinho, dia a dia, pois cada município tem a sua realidade. Nesta última semana, os casos em Sobradinho aumentaram e nós precisamos considerar estes dados para adotar novas medidas. Não vamos flexibilizar e abrir o comércio, no escuro. Nosso compromisso maior é com a vida das pessoas. Entendemos as dificuldades dos comerciantes, mas não podemos priorizar a economia em detrimento do bem maior, que é a vida do nosso povo”, declarou o prefeito.

Questionado sobre a reabertura dos comércios das cidades vizinhas de Juazeiro e Petrolina, o gestor de Sobradinho, disse que ” são realidades diferentes, pois as duas cidades registraram os casos bem antes de Sobradinho, enquanto que o nosso município permaneceu estável durante os meses de março, abril e meados de maio, mas nos últimos dias acelerou no número de confirmações da doença”.

Luiz Vicente também destacou que o índice de distanciamento social, em Sobradinho, está bem abaixo do ideal, que é de 70%, de acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde- OMS.

“Nosso município encontra-se abaixo do recomendado, com 41,4% de distanciamento social, conforme dados disponíveis em: https://infovis.sei.ba.gov.br/covi19/. O distanciamento social é uma estratégia eficaz para minimizar a circulação do Coronavírus. Por essa razão, precisaremos utilizar estratégias para diminuir a circulação de pessoas e ampliar, no mínimo, para 50% o percentual de distanciamento social. Assim teremos mais segurança na flexibilização das atividades” afirmou o prefeito que, mais uma vez, pediu a população “Vamos ficar em casa, vamos evitar aglomerações, a responsabilidade de enfrentar essa pandemia é de toda população. Este é um momento de sacrifícios para todos, e quanto mais nos comprometermos com esta luta e obedecermos as medidas preventivas, mais rápido sairemos desta crise. Contamos com a participação e colaboração de todos”, finalizou o gestor.

Até o próximo domingo, 31, o prefeito anunciará as novas medidas, em decreto municipal.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s