Casa Nova (BA): Por falta de UTI na cidade, primeiro óbito por Covid foi registrado em Araripina, a 333 Kms

Hospital Santa Maria Araripina

A Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova, norte da Bahia, divulgou nesta quinta-feira um novo boletim sobre os casos do novo coronavírus com 39 infectados, 14 curados e informou o primeiro óbito pela Covid-19.

Uma triste constatação é que essa morte, de uma senhora idosa de 88 anos, ocorreu no Hospital Santa Maria, na cidade de Araripina (PE), que fica a 333 Kms de distância de Casa Nova. Antes de conseguir vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), naquele município, a paciente ainda peregrinou pelo Hospital Municipal de Casa Novva, que não tem nenhuma vaga de UTI e pelo hospital de Salgueiro (PE), só encontrando vaga pela regulação da Rede PE-BA, em Araripina onde faleceu.

O caso mostra a falta de capacidade do setor de saúde de combater a pandemia do coronavírus em Casa Nova. Esta senhora, com histórico de hipertensão e problemas cardíacos, contraiu a Covid em Casa Nova e testou positivo em 27 de maio. Se o Hospital Municipal de Casa Nova estivesse preparado com leitos de UTI, ela não precisaria se deslocar para tão distante, mais de 300 Kms, o que certamente agravou seu estado de saúde.

O fato deixou revoltada a família da idosa, que além da dor da perda, viu seu ente querido ficar em isolamento e morrer numa cidade distante, bem como a população de Casa Nova, que questiona a gestão do prefeito Wilker Torres, pelo mau uso dos recursos da saúde.

Uma consideração sobre “Casa Nova (BA): Por falta de UTI na cidade, primeiro óbito por Covid foi registrado em Araripina, a 333 Kms”

  1. Quero saber como essa regulação envia essa senhora de um lugar para outro, e os mais de R$ 6,7 milhões serão investidos pelo Governo da Bahia na contratação de 40 leitos dedicados ao coronavírus (Covid-19) na região Norte do estado. O Hospital São Pedro, no município de Remanso, onde afirma que fortalecerá a rede assistencial na região com 10 leitos de UTI e 30 clínicos.

    Na avaliação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “o governador Rui Costa tem feito um esforço enorme para ampliar e descentralizar o atendimento aos pacientes mais graves com o diagnóstico positivo para Covid-19”, afirma o secretário.isto é fato ou fake?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s