Sobradinho (BA): “É prioridade cuidar de quem vem cuidando da população”, diz secretária de Saúde sobre assistência aos profissionais da área

Combate Covid Sobradinho

Diversos profissionais da saúde em todo país estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, desenvolvendo um papel crucial na assistência aos pacientes. São profissionais da higienização, administrativo, manutenção, nutrição, enfermagem, medicina, entre outros que diariamente estão salvando vidas.

Na rede de assistência à saúde de Sobradinho, seja nas UBS ou no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, cerca de 303 colaboradores se revezam diariamente para atender a população, no monitoramento dos pacientes confirmados com a covid 19 e seus familiares, no atendimento aos que estão internados com complicações da doença, ou na testagem de casos suspeitos e orientações sanitárias.

A gestão municipal numa ação de cuidado e valorização dos servidores da saúde, tem garantido os Equipamentos de Proteção Individual a todos os profissionais que trabalham devidamente paramentados, e realizou treinamento sobre os cuidados que devem ser adotados com a higienização adequada no ambiente de trabalho, e também na assistência aos pacientes contaminados.

“Trabalho na UBS da Portelinha e me sinto confortável. A Secretaria de Saúde fornece máscaras, luvas, capotes, capacetes, álcool em gel, detergentes, entre outros materiais que são enviados para as unidades. Isso tudo contribui para realização dos monitoramentos e até mesmo para ter o cuidado com os pacientes com suspeita de síndrome gripal. Sabemos que estamos expostos ao risco, mas temos a garantia de contar com vários tipos de EPIs”, afirmou o enfermeiro João Paulo.

Outra ação de cuidado com os profissionais é a testagem. Até o momento, a Secretaria de Saúde testou 230 Profissionais de saúde que atuam em Sobradinho, 05 foram confirmados com a covid 19, e afastados do trabalho para cumprir a quarentena.

“Esta ação da gestão municipal em realizar o teste rápido nos profissionais da saúde está em andamento e todos serão testados gradativamente. Os casos confirmados para a doença recebem o apoio através das equipes de saúde do município, inclusive estamos disponibilizando suporte psicológico para os profissionais que desejem este acompanhamento, com os psicólogos da Secretaria de Assistência Social”, informou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

O Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres conta com 91 profissionais, incluindo servidores do SAMU. Dois médicos trabalham em regime de plantão, diariamente. A Secretaria de Saúde disponibilizou a todos os profissionais, aventais impermeáveis, protetores faciais, máscaras N95, máscaras cirúrgicas, macacões impermeáveis, botas, óculos de proteção, entre outros equipamentos.

O médico Miguel Juste, também da rede municipal de saúde, ressalta o comprometimento da gestão com a equipe de profissionais.

“Para trabalhar nesta pandemia, é necessário muito comprometimento com a causa, principalmente por estarmos na linha de frente no combate ao coronavírus, pelo distanciamento aos familiares e por outros fatores, mas temos a satisfação de poder ajudar a salvar vidas. Aqui em Sobradinho temos uma boa estrutura de EPIs, que nos ajuda a enfrentar as dificuldades. Agradecemos o comprometimento e preocupação da gestão municipal com nossa equipe de profissionais de saúde”, afirmou Miguel Juste.

De acordo com a Secretária de Saúde, é feito um revezamento entras as alas do hospital a cada 6 horas. Dependendo da quantidade de pacientes internados na ala exclusiva para os infectados com a Covid 19, a troca pode ser a cada 12 horas.

“Desde os médicos e demais profissionais do hospital e das UBS, inclusive Agentes Comunitários de Saúde estão sob os nossos cuidados e atenção. Estes servidores estão na linha de frente e precisamos assegurar que eles trabalhem devidamente paramentados, sejam testados e, caso confirmem a infecção, sejam acompanhamento pelas equipes de saúde do município”, explicou Maysa.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s