Sobradinho (BA): Secretária faz balanço da pandemia no município

Sobradinho

Com o primeiro caso de covid 19 registrado, no dia 13 de maio, o município de Sobradinho contabiliza atualmente 127 casos confirmados da infecção, 10 óbitos e 60 curas clínicas, sendo que dos 57 ainda positivados, 2 estão internados em hospitais pertencentes a rede PEBA e 55 assintomáticos encontram-se em isolamento domiciliar.

Os pacientes confirmados são 65 mulheres e 62 homens com idades entre 11 meses e 100 anos. Até esta sexta-feira (26/06), o município registra um número maior de curados clinicamente do que pacientes na fase ativa da doença.

Sobradinho foi um dos primeiros municípios da região do São Francisco a adotar medidas restritivas e desenvolver ações de combate ao vírus, e segundo a Secretaria Municipal de Saúde o que mais tem realizado a testagem em pacientes assintomáticos e sintomáticos. Até o momento, Sobradinho realizou 814 testes, entre os testes rápidos e do Laboratório Central (LACEN) de Salvador, o que representa 3,5% da população testada.

De acordo com a Secretária da pasta, Maysa Sanjuan, “o número de casos aumentou nos últimos dias, em decorrência da intensificação da testagem”. Após três meses de intenso trabalho de enfrentamento à infecção, Maysa Sanjuan faz um balanço da pandemia no município.

“Já atingimos a marca de três meses de atividades ininterruptas de combate à covid 19, e muitas ações foram realizadas, como a inserção de medidas preventivas através das barreiras sanitárias, do isolamento social, monitoramento domiciliar a moradores, viajantes e demais suspeitos, fortalecimento dos protocolos de atenção básica de saúde, aquisição de medicamentos profiláticos e também a destinação de uma ala nova e equipada no hospital, para os pacientes com a covid 19, entre outras ações pontuais. Implantamos o Lockdown, como medida mais severa, ainda que impopular, para frear o crescimento de casos, e para isso investimos nas ações de fiscalização, montando toda uma logística para cumprimento da medida. Durante estes 3 meses, trabalhamos diuturnamente, em regime de plantão, numa força tarefa para proteger nossa comunidade. Este é um momento desafiador e nós, da gestão municipal, estamos atentos e atuando prioritariamente no combate a este mal”, avaliou a secretária.

Maysa também falou nos números da doença no município “O município registra  814 notificações, sendo que 684 exames já são casos descartados por testarem negativo para a Covid 19. Três pessoas aguardam resultado do exame. Investimos na testagem, e Sobradinho alcançou um índice de destaque, em relação aos municípios ribeirinhos, com 3,5% da população testada’, afirmou a secretária, que agradeceu a equipe de profissionais que trabalha na linha de frente no combate a pandemia.

“Quero agradecer, em nome do Prefeito Luiz Vicente Berti, a todos que de maneira incansável trabalham 24 horas por dia dando o seu melhor, na luta contra esse inimigo invisível. Mesmo em meio a tantas dificuldades, acredito que juntos venceremos esse mal que atinge todo o mundo e contaremos a vitória, mas para isso, conclamamos mais uma vez a colaboração da população, para que obedeça as medidas adotadas. Tudo que implantamos é pensando no bem estar da nossa gente. Acredito em Deus, que tudo isso vai passar e voltaremos a ter nossa rotina normalizada”, afirmou a Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s