Juazeiro (BA): Engenheiros criam plataforma que facilita o trabalho dos agentes de saúde

Engenheiros Juazeiro

Equipe foi a única empresa baiana selecionada para participar do programa de aceleração Inovativa Brasil. Com o objetivo de colher informações que são fundamentais para uma maior produtividade e efetividade do trabalho dos agentes comunitários de saúde, uma equipe de engenheiros da computação, formados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal do Sertão Petrolina e pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), desenvolveram uma plataforma chamada Cidade Saudável. Através do uso de aplicativos, o serviço busca melhorar as fichas padrão que são utilizadas pelo Ministério da Saúde e, assim, fortalecer o pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O produto é destinado às prefeituras de cada município, aos agentes de saúde, médicos, enfermeiros e dentistas. Ao coletar informações não apenas relacionadas ao quadro de sintomas ou características físicas do paciente, mas também dados sociais, demográficos, econômicos entre outros, a plataforma consolida um resumo epidemiológico, em um único local para ser consumido pela gestão pública de diversas formas, por exemplo, através de mapas, relatórios, gráficos, indicadores e estatísticas. “De 2015 até hoje, o Cidade Saudável já atingiu números expressivos de pessoas impactadas com nossas soluções. Já são mais de 1 milhão de indivíduos cadastrados e acompanhados, mais de 10 milhões de visitas domiciliares nos municípios usuários do sistema, cerca de 40 hoje, espalhados por 6 estados em todo o Brasil”, afirma Eugênio Marques, CEO da Sysvale e integrante da equipe que idealizou e desenvolveu o projeto.

A Sysvale, recentemente foi selecionada para o Inovativa Brasil, um programa de aceleração de startups. Mariana Amorim, analista de comunicação e marketing da startup, ressalta a gratificação em desenvolver um produto como este e a importância de terem sido contemplados. “Buscamos ser uma plataforma que auxilie os gestores a criarem políticas públicas voltadas para a área da saúde, a fim de que possamos ajudar a cuidar das pessoas que mais precisam, essa é a nossa missão. O Inovativa é um programa que oferece aos contemplados mentorias, cursos, rodadas de negócio, etc. É uma oportunidade de grandes proporções e possibilidades, que nos deixa muito animados enquanto startup, na busca por oportunidades de acelerar o nosso negócio”.

Eugênio Marques conta como surgiu a ideia de desenvolver o projeto. “Em uma cidade que prestávamos consultoria na área de Tecnologia da Informação, a contração de uma ferramenta semelhante pelo município foi cancelada devido ao alto valor que seria gasto. A partir dali, nos propusemos a construir uma solução sem custo que serviu de piloto, inclusive ajudamos esse município a aumentar o recebimento de verbas federais”, destaca. A plataforma tem crescido 30% ao ano, o que pode ser atribuído, segundo Mariana, ao valor mais acessível se comparado a outros players que possuem a mesma finalidade. “Além disso, um outro diferencial é o fator produtividade, que, em nosso caso, conseguimos duplicar e algumas vezes triplicar a velocidade de coleta de dados do município devido à maneira como trabalhamos nossa experiência de usuário”, completou.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br

Secom BA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s