Bahia: Internet em alta velocidade chega em mais duas cidades baianas

O Governo da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) continuam o trabalho conjunto para expandir o Programa Veredas Novas pelo Estado, que beneficia estudantes, professores e pesquisadores das mais variadas áreas do ensino, com o acesso à internet de qualidade. Após a ativação dos circuitos nos municípios de Paulo Afonso e Juazeiro, em parceria com a RePEPE – Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação, as próximas cidades contempladas com o projeto são Vitória da Conquista e Guanambi, que terão novas redes de fibra óptica interligando a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ao Sistema RNP. Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim e Itaberaba também receberão a infraestrutura de fibra óptica do Sistema RNP ainda nesta primeira fase de implantação, com previsão de ativação no primeiro semestre de 2021.

O Coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo Oliveira, acredita que firmar parcerias estratégicas é fundamental em projetos como este, assim como ocorreu com a realização das reuniões técnicas de alinhamento com a Secretaria da Educação (Sec). “Para a região Oeste, por exemplo, deveremos ter acesso, por intermédio de acordos firmados pela RNP, a canais do sistema óptico implantado pela RNP sobre fibras ópticas da linha de transmissão elétrica existente entre Serra da Mesa, no Tocantins, e Camaçari, na Bahia, da empresa Taesa. Também, através da parceria com provedores nacionais, a expansão da rede deverá beneficiar entidades privadas e outras ligadas a diversos tipos de associações e ao ecossistema de inovação”, disse.

De acordo com a Secretária da Secti, Adélia Pinheiro, a parceria com a RNP é extremamente importante para levar internet de qualidade aos quatro cantos da Bahia onde houver uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT). “Com esta ação, o campus da Uesb e o da Uneb passam a contar com uma velocidade consideravelmente maior que a atual, aliando qualidade à redução do custo mensal de manutenção. Este trabalho de interiorização, potencializará as pesquisas existentes na região, conectando as universidades, mas também trazendo a possibilidade de beneficiar todo o ecossistema de inovação do entorno”, disse.

Grinaldo também comenta as expectativas para o futuro do projeto e declara que, em 2022, Juazeiro receberá o projeto piloto do Programa Educação Conectada, em parceria com a RNP e o MEC, em consonância aos projetos de modernização que já estão sendo executados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. “Através deste sistema, serão atendidas todas as escolas municipais e estaduais, nas quais possuirão não só internet para seus laboratórios e computadores, como também contará com a conexão Wi-Fi para que alunos e professores possam desfrutar do serviço”.

Para o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, a parceria com os Estados para implantação de infovias, neste caso, com a Secti Bahia, beneficia a interiorização e sustentação da plataforma digital para ensino e pesquisa na Bahia. “Conectar pessoas e instituições com mais qualidade e velocidade no país é uma das missões da RNP e contar com a integração de diversos atores da sociedade – governos, universidades e parceiros privados – potencializa a gente a chegar cada vez mais longe. Assim, impulsionamos a ciência, a pesquisa e a educação no país, beneficiando milhares de alunos, professores e pesquisadores”, finalizou Simões.

O Programa Veredas Novas, que visa o atendimento em banda larga no interior dos estados brasileiros para ciência, tecnologia e inovação, faz parte de uma cooperação técnica entre Secti e RNP, que visa conectar em alta velocidade diversas instituições de ensino e pesquisa, universidades e institutos tecnológicos. Vale lembrar que o circuito é essencial para integrar os cientistas e pesquisadores de regiões distantes dos grandes centros com a comunidade acadêmica mundial, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas científicas ainda mais relevantes para a comunidade local.

Secom BA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s