
Duas pesquisas eleitorais publicadas nesta sexta-feira (13/11), mostram uma tendência de crescimento e vitória do candidato a prefeito da Coligação “Unidos para Avançar de Verdade”, Anisio Viana (PSDB) e seu vice Solon Xavier (PL), no município de Casa Nova, norte da Bahia.
A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Baiano de Estatística (Ibel), em parceria com o Blog Waldiney Passos, que é ligado ao grupo do atual prefeito e candidato à reeleição Wilker Torres (PSB), mesmo realizada há cerca de 20 dias, entre 24 e 25 de outubro, já apontava empate técnico entre os dois primeiros colocados, Wilker com 41,6% e Anísio Viana com 31,5% das intenções de voto. Como a margem de erro é de 5 % para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. Na sequência aparecem sem nenhuma chance de vitória: Galdino Araújo (PSD) com 14,6%, Luciano Correia (PTC) com 0,6% e Hélio Amaral (PSL) com 0,3%, que desistiu de sua candidatura e declarou apoio a Anisio.
Os eleitores que não souberam/não opinaram somam 1,7% e 1,7 votariam nulo. A pesquisa aponta ainda que 5,5% dos entrevistados estão indecisos quanto ao voto deste domingo (15/11). 1,7% não votaria em nenhum dos prefeituráveis e os dispostos a votar em branco somam 0,8%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de outubro, com 365 pessoas. Ela está registrada no TSE com o número BA-02997/2020. A margem de erro é de 5% percentuais, para mais ou menos. O índice de confiança é de 95%.
Já a pesquisa realizada pelo IBOP (Instituto Baiano de Opinião Pública), entre os dias 9 e 11 de novembro, traz um cenário ainda mais atual e favorável a Anisio. Os números revelam que apenas 5 pontos percentuais separam o prefeito e candidato à reeleição, Wilker Torres, do candidato do PSDB, Anísio Viana, que vem logo em seguida, totalmente empatados dentro da margem de erro que é de 3%, para mais ou para menos. O candidato Galdino Araújo parece em terceiro com 13 % sem nenhuma chance de alavancar na reta final.
Isso mostra que o voto útil em Anisio é o único capaz de barrar a reeleição de Wilker e que o terceiro candidato Galdino tende a esvaziar. Confira os números: Wilker Torres, 39%; Anísio Viana, 34%; Galdino Araújo, 13%; indecisos 11%, brancos, nulos ou não quiseram opinar, 3%.
A margem de erro da pesquisa é de 3% o que coloca os dois primeiros candidatos em empate técnico a poucas horas da decisão final.
A pesquisa foi registrada sob o n. BA-05294/2020.