Sobradinho (BA): Chesf afirma que Barragem opera com normalidade, após notícia falsa sobre possibilidade de rompimento

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta segunda-feira (23/11), que o Reservatório de Sobradinho, no Norte da Bahia, mantém sua operação e manutenção em estado de normalidade. O comunicado foi emitido após áudios circularem nas redes sociais afirmando que a barragem estaria prestes a romper.

O áudio aponta que o suposto diagnóstico de rompimento teria sido dado após uma análise de técnicos da Companhia à barragem. O motivo seria que as comportas do reservatório não estariam suportando a grande quantidade de água que estaria chegando, em decorrência das chuvas.

O homem que gravou o áudio também dizia que Sobradinho estava operando com quase 100% de sua capacidade e que, para evitar um desastre ainda maior, seria necessário liberar uma grande quantidade de água, o que inundaria a cidade de Sobradinho completamente. Dados de domingo (22) do Operador Nacional do Sistema Elétrico, entretanto, aponta que a Barragem opera com 54,74% de sua capacidade.

O boato assustou os moradores também das cidades de Juazeiro e Petrolina. O líder comunitário da comunidade ribeirinha do Angari, na cidade baiana, chegou a entrar em contato com a redação do PNB, manifestando preocupação com o áudio que estava circulando. Neguindo do Angari, como é conhecido, também relatou que muitos moradores da preocupação, principalmente idosos, também ficaram bastante assustados com a notícia.

Diante disso, a Chesf emitiu um comunicado informado que a Barragem de Sobradinho “mantém sua operação e manutenção em estado de normalidade.” Disse ainda que o período úmido na Bacia Hidrográfica do São Francisco iniciou este mês e segue até abril de 2021, e que a previsão é de boas chuvas para o reservatório, que é o maior do Nordeste, o que garante maior tranquilidade para os usos múltiplos das águas.

A Chesf dispõe de canais de contato com a população, incluindo os e-mails da ouvidoria@chesf.gov.br e barragens@chesf.gov.br e finalizou afirmando que também está presente nas redes sociais, onde pode interagir diretamente em caso de dúvidas.

Ascom Chesf

Uma consideração sobre “Sobradinho (BA): Chesf afirma que Barragem opera com normalidade, após notícia falsa sobre possibilidade de rompimento”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s