Juazeiro (BA): Suzana participa de reunião de prefeitos com ministro da Saúde sobre vacinas contra Covid

Nesta quinta-feira (14/01), a prefeita Suzana Ramos e o secretário de Saúde Juazeiro, Fernando Costa, participaram da videoconferência com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello.  Mais 120 prefeitos das maiores cidades do Brasil ouviram do ministro, que receberão as primeiras doses da vacina contra o coronavírus na próxima terça-feira (19/01). Na quarta-feira (20/01), a vacinação começa simultaneamente no país, às 10h.

Nessa primeira fase da campanha, serão vacinados idosos acima de 60 anos que estão em abrigos, profissionais de saúde e indígenas que vivem em aldeias. Na segunda fase a população idosa, na terceira fase pessoas com comorbidades e na quarta fase, a população de trabalhadores em atividade.

Considerando a população, o Brasil precisa de 88 milhões de doses da vacina contra a covid-19. Segundo Pazuello, até segunda-feira terá cerca de 18,8 milhões. “O governo pretende comprar 250 milhões de doses, dessas, 100 milhões do Butantã. Mas só conseguiremos imunizar toda a população com a vacina produzida no país. No entanto, nenhuma vacina será rejeitada, desde que a Anvisa teste sua eficiência e eficácia. Para janeiro ainda, a previsão é de que teremos distribuído 8 milhões de doses”, afirmou o ministro.

Missão das prefeituras

O Ministério da Saúde começa a distribuição no começo da semana, e todos os estados brasileiros deverão receber as primeiras doses até terça-feira. Com isso, a missão dos municípios é preparar a estrutura de armazenamento e aplicação das vacinas, como salas de vacinação,  equipamentos de proteção individual, álcool e seringas.

Insumos para a vacinação

O ministro da saúde tranquilizou os prefeitos sobre a compra de seringas afirmando que o Brasil é o maior produtor da América Latina. O governo comprou 60 milhões de seringas para a campanha e vai distribuir com os municípios. O secretário Fernando Costa reconhece que as seringas não serão suficientes e tem uma estratégia para Juazeiro. “Pretendemos comprar seringas para atender nossa população. Isso é parte da preparação da nossa rede de frios. Já estamos licitando freezers para que tudo esteja pronto quando a vacina chegar, incluindo a logística de distribuição, principalmente para o grupo de risco”, declarou.

A prefeita Suzana Ramos, atenta à fala do ministro Eduardo Pazuello, avaliou a necessidade de Juazeiro adquirir vacinas através do município. “Estamos nos preparando para receber essas primeiras doses, mas estamos buscando caminhos e recursos para comprar vacina para Juazeiro, principalmente para atender o mais rápido possível o grupo de risco”, ressaltou a gestora.

Ascom PMJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s