Sobradinho (BA): Município comemora 32 anos com o tema, “Distantes do abraço, e com você sempre no coração!”

Neste dia 24 de fevereiro o município de Sobradinho completa 32 anos de emancipação política. A tradicional festa de aniversário da cidade foi cancelada, devido a pandemia do novo coronavírus, que impõe o distanciamento social e proíbe aglomeração.

Para marcar a data, a Prefeitura de Sobradinho lançou a campanha “Este ano vamos comemorar diferente, Sobradinho! Distantes do abraço, e com vc sempre no coração!”, uma forma de reascender a esperança, o cuidado coletivo e o orgulho de ser sobradinhense.

“O maior presente que podemos dar a nossa cidade neste 24 de fevereiro, é o cuidado coletivo. Cada um cuidando de si, estará cuidando da cidade inteira. Me solidarizo com as famílias sobradinhenses que perderam seus entes queridos e conclamo toda a população para se manter firme no cumprimento das medidas sanitárias, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Vamos nos unir para vencermos o coronavírus no nosso município. A equipe de saúde do município vem desenvolvendo, desde o início da pandemia, um trabalho brilhante de enfrentamento a covid 19 e com muita competência, cuidando das pessoas, preservando e salvando vidas. Nosso amor por esta terra é imenso, o orgulho de ser Sobradinho está em cada coração. Com fé em Deus, ano que vem faremos uma grande festa. Parabéns, minha terra amada!” declarou o Prefeito Cleivynho.

Sobradinhenses também manifestaram o orgulho de ser da Terra da Barragem: “Moro em Sobradinho há 8 anos, e quero parabenizar a cidade de Sobradinho pelos seus 32 anos de emancipação política. Cidade que escolhi para morar e aprendi a gostar, vim para o Vale do São Francisco a trabalho e acabei vindo morar nesta terra querida, entendo que fiz a escolha certa. Sou grato a Deus por estar nesta cidade com minha família, lugar aconchegante, hospitaleiro, de pessoas pacatas, de bem. Já me considero um sobradinhense, isso me orgulha muito. Parabéns Sobradinho, que Deus abençoe a todos os moradores, obrigado Sobradinho por me acolher.” ( Carlito Almeida, narrador esportivo)

“Criei meus sete filhos praticamente todos em Sobradinho, e tenho muito orgulho de morar nesta cidade maravilhosa. Estou muito feliz em ver a transformação que o nosso município vem vivenciando, isso é muito bom para todos nós moradores. Nasci no Pernambuco, mas tenho muita satisfação de dizer que amor essa cidade e agradeço a Deus por tudo. Parabéns, Sobradinho, pelos seus 32 anos!” (Maria Pereira, comunitária, aposentada)

“Há quase 45 anos moro em Sobradinho, estudei em praticamente todos os colégios desta cidade, e atualmente sou Presidente da Colônia de Pescadores Z-026 de Sobradinho, tentando conscientizar as pessoas sobre a questão social e ambiental. Também como pescador que sou, parabenizo a Terra da Barragem pelo seu 32º aniversário, e a todos os gestores que passaram por esta difícil missão de gerir esta cidade. Tenho muito orgulho e alegria de dizer que moro em Sobradinho, a Capital da energia, cidade que amo demais.” (Ailton Moreira – Presidente da Colônia de Pescadores de Sobradinho)

“Neste dia especial de aniversário da nossa querida Sobradinho, gostaria de externar a minha alegria e o meu orgulho de aqui viver, onde vivi toda minha infância, juventude e formei minha família. Vi a cidade se desenvolver. Hoje posso ver muito desenvolvimento acontecendo em nossa cidade, isso é um motivo de orgulho para mim. Faço parte da história dessa terra promissora, que abriu seus braços fortes para acolher a todos que vieram na busca de seu sustento. Parabéns, minha Sobradinho!” (Rozonilde, Serventuária da Justiça)

Sobradinho, a Terra da Barragem e da Energia

Distante 464 quilômetros da capital baiana, situada no Vale do São Francisco, faz limite com os municípios de Juazeiro, Petrolina e Casa Nova, tem uma população de mais de vinte e dois mil habitantes.

Sobradinho nasceu para servir de acampamento aos trabalhadores da Chesf-Companhia Hidroelétrica do São Francisco, que chegavam a região para construção da barragem. Edificada a grande obra de engenharia, muitas famílias decidiram adotar o lugar e fixaram moradia no então distrito de Juazeiro, criando vínculos, identidade e memória.

Sob as mãos fortes da Chesf, Sobradinho foi se desenvolvendo até ser elevada a categoria de cidade, conquistando sua emancipação política. De “terra da barragem” à “Cidade luz”, são 32 anos contribuindo para o desenvolvimento do país, gerando energia, progresso e orgulho ao seu povo. Uma cidade acolhedora, planejada, de gente forte e hospitaleira.

Em Sobradinho está o maior lago artificial do mundo em espelho d agua, com uma área de mais de quatro mil metros quadrados. Ideal para a prática de esportes náuticos, pesca e passeios pelo Rio São Francisco. A Barragem de Sobradinho é a maior atração turística da cidade. A eclusa, um espetáculo impressionante que atrai turistas do mundo inteiro deslumbrados com a grandiosidade do Velho Chico.

Com 120 metros de comprimento e 17 de largura, a eclusa permite as embarcações vencerem um desnível de 32 metros, engenharia da Chesf- Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

Sobradinho tem um forte potencial turístico. Além da visitação à barragem, os turistas podem fazer passeios pelas paradisíaca Ilha da Fantasia, Porto Juacema, Sítios arqueológicos de riqueza histórica, com pinturas rupestres e inscrições dos índios Tamoquins.

Sobradinho tornou-se conhecida também como “Terra da Energia”. Além da hidrelétrica, o município produz energia eólica e energia solar fotovoltaica. A economia do município gira em torno da psicultura, agricultura e caprino-ovinocultura.

Terra de encantos, lendas e história. Fonte de inspiração. Cantada em prosa e verso.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s