Sobradinho (BA): Prefeitura discute implementação do Programa Família Acolhedora

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, se reuniu com representantes de órgãos de proteção à criança e ao adolescente, para discutir a implementação do Programa Família Acolhedora no município. A iniciativa, em parceria com o Conselho Tutelar, e Promotoria de Justiça, tem a intenção de criar um serviço de acolhimento, por famílias temporárias, para crianças e adolescentes, retirados da guarda familiar, por violação de seus seus direitos.

O “Família Acolhedora”, faz parte do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que organiza o acolhimento, em residências de famílias selecionadas e acompanhadas pela equipe técnica do serviço de acolhimento do município.

“O programa consiste no cadastro e capacitação de famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, e a possibilidade de convivência familiar e comunitária”, esclareceu o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Paulo Macêdo.

A modalidade de acolhimento não deve ser confundida com adoção, pois sua principal característica é a temporariedade. Uma vez que as crianças tenham seus direitos preservados e garantidos, os vínculos familiares serão reconstruídos através da reintegração familiar.

“Em nossa gestão, as pessoas são o foco, e priorizamos os mais vulneráveis, como crianças e adolescentes. Desta forma, estamos investindo na garantia dos direitos de acesso à saúde, educação, ao lazer e a segurança. Nesse aspecto atuará o Programa Família Acolhedora, que se caracteriza como mais um serviço para garantia da preservação dos direitos das crianças e adolescentes. Tivemos um encontro muito produtivo, onde deliberamos muitas ações para a construção deste importante projeto para o nosso município”, declarou o prefeito Cleivynho.

Participaram da reunião que aconteceu na última quinta-feira (04), além do Prefeito Cleivynho e do Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Paulo Macêdo, o Promotor de Justiça, Mateus, a Conselheira Tutelar, Elke Marcula, o Procurador do Município, Hélder Moreira e o Secretário de Administração e Fazenda, Luiz Nery.

Ascom PMS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s